domingo, 23 de fevereiro de 2020

MAIS CITAÇÕES (70)


A quezília sobre a ida de Centeno para o Banco de Portugal é uma encenação curiosa.
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Os friedmanistas argumentaram que a independência dos bancos centrais era a forma de combater a inflação, entregando aos tecnocratas o controlo que era retirado aos políticos. A justificação era abertamente antidemocrática.
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[Segundo os sucessores de Milton Friedman], a política monetária só poderia alterar preços, ou seja, estimular a inflação, e não respondia a uma recessão.
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O próprio banco devia promover a desregulamentação para favorecer o mercado.
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O banco central independente é a contraparte ideal para um sistema financeiro desregulado, como aliás se verificou nas histórias recentes dos EUA e da Europa.
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O resultado foram 30 anos de desastres e banditismo financeiro conduzindo à crise financeira e recessão de 2008-9. E, quando foi preciso salvar o euro, foi a política monetária expansionista que foi usada, contrariando o dogma.
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A independência é um embuste e, por mim, prefiro a responsabilidade democrática, que seja um poder eleito a responder pelo banco central do que um tecnocrata.
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Não sei se [Centeno] não quer formar um governo-sombra na Rua do Ouro, em nome de tal independência do banco.
Francisco Louçã, “Expresso” Economia (sem link)

As nossas sociedades dependem de tabus, limites e vergonha para operarem.
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Portugal é um país com mais racismo do que gostamos de reconhecer o que aliás é sugerido pelos inquéritos europeus e comprovado quotidianamente.
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A questão está aí: a vergonha de se ser racista está a dissipar-se – como a vergonha em relação a muitas outras posições moralmente inaceitáveis.
Pedro Adão e Silva, “Expresso” (sem link)

Marega acordou uma parte silenciosa do país.
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Dez comentários a dizer que vão deixar de votar nele [André Ventura] e assuata-se, umas críticasna imprensa e muda o programa.
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O gesto de Marega não calará um único grunho. mas o nosso silêncio passou a não ter desculpa.
Daniel Oliveira, “Expresso” (sem link)

Se deixamos de acreditar nos juízes, passamos a acreditar em nada.
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Ficamos a saber que há sorteios automáticos [de juízes] que afinal são manuais que afinal não são sorteios.
Pedro Santos Guerreiro, “Expresso” (sem link)

[No mundo do futebol] há leis mas mal se aplicam, como se começa a perceber pelo que sucedeu em Guimarães no passado fim de semana.
Editorial, “Expresso” (sem link)

Não é a eutanásia que mata velhinhos, mas a falta de dignidade, a falta de tempo, a falta de amor.
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[A eutanásia é] para pessoas conscientes da sua dor, da sua vida e da sua morte, que querem ter o direito a morrer com dignidade.
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Se queremos vida, é preciso apostar em mais direitos para os trabalhadores, para que possam ser cuidadores sem medos de perderem o emprego caso tenham de tirar dias para acompanhar os filhos ou os pais.
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É preciso apostar em mais qualidade de vida para que tenhamos direito a uma morte digna.
Bárbara Wong, “Público” (sem link)

Passos voltou em força. Acompanharam-no todos os pesos pesados dos seus quatro anos de empobrecimento dos portugueses.
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O modo como os desenvolvimentos políticos acontecem vai trazendo para cima da mesa um deslizar do PS para o centro, onde Rui Rio proclama que é o seu lugar.
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Passos parece ter decidido convidar o diabo para infernizar a vida de Rui Rio.
Domingos Lopes, “Público” (sem link)

É difícil encontrar tema tão debatido neste país [como o da despenalização da eutanásia].
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Se [Marcelo] vetar, será apenas pelas suas convicções pessoais, pois todos os estudos de opinião realizados nos últimos anos mostram, de forma inequívoca, que a sociedade portuguesa deseja a despenalização da morte assistida.
Bruno Maia, “Público” (sem link)

O mito da «existência residual» [do racismo] vem do pré-Abril e de um Portugal «multirracial», desenhado do Minho a Timor, que escondia graves antagonismos de natureza étnica, tal como a lógica corporativa o fazia em relação às classes sociais.
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Já o mito de uma relação de «cordialidade» dos portugueses brancos e negros tomou inúmeras vezes a dimensão de paternalismo que jamais deixou de ser uma outra forma de racismo.
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Portugal não é um «país racista». Mas é um país onde inegavelmente existe racismo e se movimentam muitos racistas.

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