segunda-feira, 16 de abril de 2012

OBSERVATÓRIO SOBRE CRISES E ALTERNATIVAS

A criação do Observatório sobre Crises e Alternativas não teve na comunicação social o destaque que merecia. Por esse motivo transcrevemos aqui alguma da informação sobre este tema que captámos no “Diário As Beiras”.

O Observatório sobre Crises e Alternativas (OCA), que será hoje apresentado em Lisboa, tem como coordenador o ex-lider da CGTP Carvalho da Silva e pretende encontrar “saídas alternativas” da atual crise. “Era importante abrir uma janela na área das crises e das alternativas”, disse à agência Lusa Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, que promove a iniciativa em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Observatório sobre Crises e Alternativas deverá contrariar a ideia de que existe uma única solução para a crise, que passa por “mais austeridade” afirmou o sociólogo. “Domina em Portugal, neste momento, um certo pensamento único acerca da leitura da crise, que normalmente se concebe como uma crise sistémica, mas onde Portugal e os portugueses têm uma grande dose de culpa por viverem acima das suas posses, como se ouve frequentemente, disse. “Mas esta política não é a única política possível”, defendeu Boaventura Sousa Santos.
O OCA, coordenado por Manuel Carvalho da Silva, atual responsável do CES em Lisboa, pretende fazer “uma leitura alternativa dos dados” sobre a crise e, ao mesmo tempo, promover “uma análise de conjuntura”, adiantou.

Boaventura Sousa Santos lembrou a importância de “algumas alternativas que são discutidas internacionalmente”, incluindo noutros países da União Europeia, mas que, “muitas vezes não são escutadas, mencionadas ou discutidas” em Portugal. Uma situação que, segundo o diretor do CES, deverá ser ultrapassada pelo Observatório, “usando o conhecimento científico e a experiência internacional e da Europa”, a qual deve ser mais discutida na sociedade portuguesa.
A apresentação pública do OCA, hoje, inclui o lançamento do “Dicionário da Crise”, elaborado por investigadores do CES e uma conferência em que Boaventura Sousa Santos, Manuel Carvalho da Silva e Reymond Torres, diretor do Instituto de Estudos Laborais da OIT.
Ler mais

Sem comentários:

Enviar um comentário