domingo, 17 de junho de 2018

OS OBJECTIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Num texto da autoria do Secretário-Geral da ONU que veio à estampa no “Público” de ontem, António Guterres (AG) define alguns pressupostos que o mundo deve acertar para atingir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, em defesa das pessoas e de uma globalização que seja útil para todos e não apenas para os mais poderosos.  
Aqui ficam aqueles que consideramos os principais aspectos assinalados por AG:
No último ano [2017], o custo económico de catástrofes relacionadas com alterações climáticas atingiu um novo recorde – 320 mil milhões de dólares.
(…)
Vidas estão a ser destruídas e é necessária mais ambição, incluindo um corte de 25 por cento nas emissões até 2020.
(…)
Recentemente, a Organização Internacional do Trabalho reportou que as políticas económicas ecológicas de senso comum podem criar 24 milhões postos de trabalho até 2030.
(…)
As alterações climáticas continuam a avançar a um passo mais rápido do que o nosso e o desafio que temos pela frente consiste em inverter essa situação.
(…)
A desigualdade continua a aumentar.
(…)
Mais de 800 milhões de pessoas continuam a viver em condições de pobreza extrema e muitas pessoas, sectores e regiões sentem que estão a ser deixados para trás,
(…)
Temos a responsabilidade de investir nas pessoas e de desenvolver uma globalização justa que sirva todos.
(…)
Não será possível combater a desigualdade ou travar as alterações climáticas, nem atingir nenhum dos nossos objectivos partilhados, sem capacitar as mulheres e raparigas em todo o mundo.
(…)
A participação das mulheres torna as economias mais dinâmicas, as sociedades mais resilientes e os acordos de paz mais duráveis.
(…)
O desenvolvimento sustentável é um fim, mas é também a melhor forma de impedir crises e de construir um mundo mais seguro.
(…)
Temos de trabalhar conjuntamente com todas as indústrias e garantir que os benefícios da quarta Revolução Industrial sejam desfrutados por todos. 
(…)
Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável representam o nosso caminho para um mundo mais justo, pacífico e próspero, assente num planeta mais saudável, mas são também uma convocatória à solidariedade intergeracional.

Sem comentários:

Enviar um comentário