sexta-feira, 23 de agosto de 2019

DECLARAÇÕES DE VOTO DO VEREADOR DO BE, JOÃO VASCONCELOS, NA REUNIÃO DE CÂMARA DE 07/08/2019



Eis o essencial do teor de três declarações de voto do vereador do BE na Câmara Municipal de Portimão, João Vasconcelos, na reunião de 07 de Agosto de 2019.
Câmara Municipal de Portimão – reunião de 07 de agosto de 2019
Moção sobre a viabilidade da desagregação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve
O Bloco de Esquerda considera que a criação do Centro Hospitalar do Algarve/CHA, levando à fusão dos Hospitais de Faro, Portimão e Lagos, em 2013, pelo governo PSD/CDS, se baseou unicamente em critérios economicistas, conduzindo a uma degradação acentuada dos serviços hospitalares públicos na região e, muito em particular, no Hospital de Portimão. Na anterior legislatura e também na atual, o Bloco apresentou propostas na Assembleia da República para reverter a situação. Mas essas propostas foram chumbadas por PSD, CDS e PS.
A transformação do CHA em CHUA não resolveu a situação. Para o Bloco, não foi só a agregação dos referidos hospitais a única causa de degradação do SNS a nível hospitalar no Algarve. O atual governo também não fez o seu trabalho de casa como lhe competia, pois falhou no investimento e não tomou medidas concretas para contratar médicos e outros profissionais. Daí as grandes dificuldades que continuam a persistir no CHUA e, principalmente, no Hospital de Portimão, o que devia vir referido ma moção.
O Bloco de Esquerda vota a favor da moção apresentada pelo Executivo Permanente, embora manifestando as declarações acima referenciadas.
Proposta de deliberação 435/19
ASSUNTO: Proposta apresentada pela Sr.ª Presidente de Câmara referente a transferência de competências para as autarquias locais no domínio das áreas portuárias e marítimas.
O Bloco de Esquerda defende que a transferência de competências para as autarquias locais não pode agravar as desigualdades territoriais e deve ocorrer apenas nas áreas em que os municípios estejam em melhores condições de assegurar o respetivo exercício. E não será admissível qualquer desresponsabilização do Estado central nas funções sociais de âmbito universal como a Educação, Saúde, Cultura, Justiça e outras. A presente deliberação visa a transferência de competências para este Município no domínio das áreas portuárias e marítimas.
Embora a descentralização democrática da administração pública constitua um dos princípios fundamentais da organização e funcionamento do Estado (art.º 6º nº 1 da CRP), a Lei nº 50/2018 resultou de um acordo apenas entre o governo, PS e o PSD e a sua aprovação pela Assembleia da República teve a discordância de todas as outras forças políticas.
Nos termos da Constituição, a descentralização administrativa tem que visar, entre outros objetivos, o reforço da coesão territorial e social, deve traduzir-se numa justa repartição de poderes entre o Estado e as autarquias locais para assegurar melhores políticas públicas e a resolução dos problemas das pessoas e dos territórios e essa transferência de competências para as autarquias locais deve ser sempre acompanhada dos adequados meios humanos, patrimoniais e financeiros, o que não se verifica na presente situação. O montante do financiamento a atribuir ao Município de Portimão (como a todos os outros), elemento fundamental no processo, permanece desconhecido.
Nunca se poderá aceitar que as autarquias locais, invocando insuficiência de meios humanos ou de recursos técnicos, venham a concretizar as novas competências através da sua concessão a entidades privadas, levando à degradação do serviço público.
Finalmente, uma descentralização de competências para ser efetiva e para se concretizar de acordo com o que preconiza a Constituição da República, deve ser operada apenas para as autarquias locais – freguesias, municípios e regiões, o que não é o caso. Além de não se apontar para a criação da Região Administrativa do Algarve, há competências a transferir para órgãos não autárquicos e não eleitos diretamente pelas populações, como as comunidades intermunicipais. Além do princípio da subsidiariedade, fica posto em causa também o princípio da democraticidade. Trata-se de uma municipalização de competências e não de uma descentralização.
Pelo exposto, o Bloco de Esquerda vota contra a presente proposta de deliberação. 
Proposta de deliberação 422/19
ASSUNTO: Pedido de informação prévia para obras de edificação para obras de edificação sita no Lugar das Lapas, Alvor
Não obstante terem sido introduzidas diversas alterações ao projeto, o Bloco considera que o mesmo não reúne condições de aprovação, tendo em conta as reticências expressas pela informação técnica camarária n.º 07/DOGUAUTM/SA/NA/19, de 29 de janeiro de 2019.
Por outro lado, o Bloco de Esquerda considera que o concelho de Portimão, incluindo na sua zona consolidada já tem empreendimentos suficientes destinados a turismo de sol e praia. Já temos uma dose elevada de cimento e betão na cidade e no concelho e há que apostar noutras alternativas para um desenvolvimento sustentável.
Perante o exposto, o Bloco de Esquerda vota contra a presente proposta de deliberação.
O Vereador do Bloco de Esquerda
João Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário