terça-feira, 27 de agosto de 2019

EM POLÍTICA NÃO PODE VALER TUDO…


É perfeitamente certa a afirmação de que em política não há amigos, mas interesses. Trata-se de uma verdade que nunca foi desmentida pela realidade dos factos e daí não vem qualquer mal ao mundo. As sociedades democráticas estão organizadas em partidos políticos que defendem os interesses dos grupos sociais a que estão associados. Em Portugal também é assim.
As pessoas com uma sólida formação política sabem, ainda que algumas o escondam, que a esquerda se preocupa a defender os interesses dos mais pobres e desprotegidos embora nem sempre de forma isenta de erros.
Todos sabemos o papel da direita durante o Governo PSD/CDS que fez recair sobre os mais necessitados o ónus da intervenção da Troica em Portugal.
Em 2015, como resultado das eleições legislativas, formou-se no Parlamento uma maioria de esquerda que, ultrapassando conhecidas e antigas divergências, deu ao PS a possibilidade de formar Governo, com o apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e do PCP. A fórmula encontrada para colocar um travão à política austeritária da direita deu os seus frutos que se traduziram numa melhoria das condições de vida dos grupos sociais mais desfavorecidos, ainda que se pudesse ir muito mais além.
Da colaboração do PS com o PCP e BE, resultaram benefícios para a maioria dos portugueses sem que qualquer destes partidos possa ser criticado negativamente em relação ao trabalho que efectuou.
Também não seria espectável que PS, Bloco e PCP se descaracterizassem durante a presente campanha eleitoral, depois da colaboração que tiveram ao longo dos últimos quatro anos. Mas, o que também não faz qualquer sentido é que o PS, por via da voracidade em torno da maioria absoluta eleja agora o Bloco como alvo de todos os ataques, esquecendo que, sem os bloquistas, não teria atingido o poder. Faz, pois, todo o sentido perguntar por que razão, tendo o BE tantos defeitos, os “socialistas” aceitaram o seu apoio parlamentar para governarem. A resposta é traduzível apenas por uma palavra, “oportunismo” político, antes e agora. Só que, para se atingir objectivos políticos, ainda que legítimos, não pode valer tudo. A população portuguesa irá facilmente perceber que Costa elege o Bloco como inimigo principal porque teme que uma votação forte neste partido seja o maior impedimento para o PS atingir a maioria absoluta. O BE agradece estes ataques porque, como afirma um provérbio árabe, “só se atiram pedras às árvores com frutos”.
Tendo como pano de fundo esta situação aqui fica a transcrição do artigo que Fernando Rosas assina no “Público” de hoje, onde destaca de forma particular as contradições do PS.

Estou de acordo com o que o primeiro-ministro, António Costa, quis significar acerca da questão central que se coloca nas próximas eleições legislativas: saber se o Partido Socialista tem ou não maioria absoluta (ver entrevista ao Expresso de 24/8/2019). Dito de outra forma: perceber se à esquerda (só nela existe essa possibilidade), há ou não força social e política para impedir a governação absoluta do PS. E esse é, na realidade, o centro da questão neste pleito eleitoral.
O PS e António Costa são prudentes na formulação do seu apetite por ir ao almejado pote da maioria absoluta. Disfarçam-no, todavia, sob uma série de eufemismos que mais descobrem do que ocultam a ânsia afogueada de lá chegar. Sabem que a evidenciação do propósito é eleitoralmente muito embaraçosa. Ninguém esqueceu no país que as duas maiorias absolutas do cavaquismo e a do PS de Sócrates se traduziram no abuso absoluto. Um partido governante com maioria absoluta, ensina-nos o nosso historial recente desse tipo de situações, acha-se dispensado de falar às pessoas, de prestar contas à cidadania, de negociar e de debater dentro ou fora do Parlamento as suas decisões, anula facilmente o contraditório, tende a controlar os media em proveito próprio, ilude com muito maior facilidade a fiscalização possível dos seus atos, fomenta quase inelutavelmente o compadrio e a corrupção a todos os níveis. Ninguém se esqueceu em Portugal que as maiorias absolutas pretéritas do PSD e do PS significaram arrogância e autoritarismo, privatizações obscuramente negociadas dos sectores estratégicos da economia, ataques devastadores ao emprego e aos direitos do trabalho, corrupção e promiscuidade atravessando horizontalmente a banca, os negócios e a política, tudo a desaguar no colapso financeiro, na troika e no memorando de entendimento com ela preparado por aqueles dois partidos, a magna carta da austeridade.
É, pois, natural que na citada entrevista António Costa tente não dizer claramente ao que vem, ainda que o propósito seja evidente: regressar a uma maioria absoluta e declarar guerra preventiva a quem a possa política e eleitoralmente obstaculizar. Para esse efeito, e partindo da evidência que as direitas estão impotentes para assumir tal risco, o secretário-geral do PS debruça-se sobre as esquerdas. E, num exercício não isento de alguma desfaçatez, não hesita em destratar os parceiros de ontem (que afinal viabilizaram a governação socialista e as suas benfeitorias), agora reduzidos pelo primeiro-ministro ou a muletas de apoio ou a adversários a neutralizar. Com paternal condescendência, António Costa passa um atestado de “bom comportamento” ao PCP, o que não pode deixar de soar como algo insultuoso aos ouvidos de um partido fortemente empenhado em demarcar-se do PS e do seu Governo. E assim, reduzido, aliás injustamente, ao estatuto de parceiro menor e obediente. Ao contrário, o Bloco de Esquerda é eleito adversário preferencial, implicitamente apontado como força política suscetível de congregar os apoios dos muito defensores da “geringonça” que não desejam o regresso de uma maioria absoluta do PS. E por isso Costa despeja-lhe os anátemas de partido “inorgânico”, sequioso de mediatização e inseguro nos compromissos: ninguém diria que durante uma legislatura o Governo contou com a sua colaboração para existir e atuar como governo…
Não só por isso as acusações são algo surpreendentes pois parecem obnubilar o sentido das realidades do primeiro-ministro: quando fala da sede mediática estará a esquecer-se do secretário-geral do PS que se dedica por estes dias a percorrer de norte a sul a EN2 para aparecer, não só ao “meio-dia”, mas em todos os noticiários de todas as televisões, como o improvável “amigo do interior”? E quando na referida entrevista insinua a insegurança dos compromissos não ocorrerá a António Costa que foi o Governo do PS, pressionado pelos grandes interesses ou pelos patrões, que à última da hora deu o dito por não dito relativamente a compromissos formalmente assumidos no Parlamento em casos como a tributação das rendas da energia, a TSU dos patrões, a legislação laboral ou a lei de bases da saúde00:00
00:00
Publicidade
Nem se diga, como sugere António Costa ao Expresso, que o risco de recessão económica enfatiza a necessidade de um governo “seguro”, isto é, de maioria absoluta. O certo é que não há nada de menos seguro para o emprego, para os direitos de quem trabalha, para os pensionistas, para o Estado Social, do que um governo de maioria absoluta do PS ou da direita a gerir uma eventual crise. Pela simples razão, como a história recente da Europa demonstra (em França, na Alemanha, na Itália, em Espanha…), que nada de essencial separa a austeridade dos partidos socialistas no poder da dos governos da direita. Afinal foi o Governo do PS e do Eng.º Sócrates que chamou a troika e se entendeu com ela. O Governo PSD/CDS agravou o que já fora começado. Se há situação em que o condicionamento à esquerda da governação se torna mais urgente e necessária é precisamente para enfrentar com equilíbrio e justiça social uma situação de crise.
Mais populares
Dito isto, devo dizer que me confesso apoiante da experiência política que foi a “geringonça”, a despeito das suas limitações e incompletudes. Desejaria que o governo a sair das próximas eleições pudesse levar a cabo muito do que não foi feito no domínio dos direitos do trabalho, na resposta à urgência climática, no reforço dos serviços públicos essenciais, na recuperação nacional de setores estratégicos da economia, na melhoria das condições salariais e do nível de vida. Para que tal aconteça, entendo ser indispensável dar dois passos. O primeiro, não haver uma maioria absoluta de nenhum partido, designadamente do PS. O segundo, constituir as forças à esquerda do PS como garantia eleitoral e política da continuidade, aprofundamento e alargamento de políticas de justiça social no sentido das que estes partidos viabilizaram na legislatura agora finda.
Veremos se é possível criar uma relação de forças que permita ir por aí. Afinal, o povo é quem mais ordena.
Continuar a ler

Sem comentários:

Enviar um comentário