segunda-feira, 12 de agosto de 2019

PARA QUE NUNCA MAIS! (014)


In CM

Por ordem do ditador Salazar, um bailarino português esteve internado durante 40 anos num hospital psiquiátrico por ser gay.
Trata-se de uma história verídica que inspirou a peça “Mário, a História de um Bailarino no Estado Novo”.
“Quando a atriz e encenadora São José Lapa leu, no jornal, a história, verídica, de um bailarino português que esteve internado no Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda, em Lisboa, durante 40 anos, para ser “curado” da homossexualidade, achou que a notícia merecia ir a palco. Encomendou a peça a Fernando Heitor, mas não teve dinheiro para produzir o espetáculo. O texto, porém, ficou. “Há uns tempos, em conversa com o ator Flávio Gil, falei-lhe da peça, que ficciona a história, e ele pediu-me para a ler. Depois, disse-me que queria fazer o monólogo. Mesmo que não tivéssemos um tostão”, conta Fernando Heitor, que acaba de estrear, no Cinema São Jorge, em Lisboa, “Mário, a História de um Bailarino no Estado Novo”.
“É a minha primeira peça, e tive receio de que as pessoas não se interessassem pelo tema, mas apesar de termos estreado há pouco tempo, tenho tido a casa cheia de gente a aplaudir de pé. Muitos a chorar, emocionados, o que me surpreende e comove”, revela o encenador.”
Esta notícia é extraída do CM de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário