segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PARA MEMÓRIA FUTURA

Mais uma triste história do ex-primeiro-ministro.
Dois meses antes das eleições legislativas de 2009, em mais um espectáculo mediático tão ao seu estilo, José Sócrates anunciou a criação de cinco mil estágios profissionais na Administração Pública, alegadamente para combater o desemprego jovem. A apresentação da iniciativa foi feita numa sessão do Fórum Novas Fronteiras e, como foi dito na altura, visava possibilitar aos jovens com qualificação superior um acesso mais fácil e rápido ao mercado de trabalho. Previa-se que os que obtivessem melhor classificação final pudessem ser recrutados de imediato.
Assim, entre Julho e Setembro de 2010, ao abrigo do Programa de Estágio Profissional na Administração Central, 2804 jovens licenciados começaram a exercer funções em mais de uma centena de organismos públicos. Passado um ano, o resultado foi a obtenção de zero contratos de trabalho. Com a agravante de que, para além de não terem direito a férias, como não descontaram para a Segurança Social, não vão receber qualquer subsídio de desemprego.
Esta notícia vinha inserida na última edição da revista “Sábado”. Constitui mais um exemplo da forma de actuação de Sócrates e contribui para evitar o branqueamento da imagem do belo exemplar que tivemos como primeiro-ministro. Dele já nos livrámos mas Passos Coelho também não será recordado por bons motivos. Ainda não estão decorridos três meses de governação e já percebemos o que nos espera…

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário