domingo, 3 de agosto de 2014

BRICS 2014 NA PERSPECTIVA DOS POVOS




Em economia, BRICS é uma sigla que se refere aos países-membros fundadores do grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento) a que se juntou a África do Sul, dando origem a um grupo político de cooperação.
Os países BRICS juntos comportam 43% da população mundial, 46% do território mundial e 23% do Produto Interno Bruto Mundial.
Em Julho de 2014, realizou-se em Fortaleza, no Ceará, a VI Cimeira dos BRICS. No encontro, os líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul anunciaram, entre outras medidas, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento. A instituição financeira surge no sistema financeiro internacional como uma alternativa ao FMI e ao Banco Mundial, sob o seguinte slogan: “Um Novo Banco para um Novo Desenvolvimento”. Mas será que este novo banco e os BRICS oferecem a perspectiva de um desenvolvimento económico mais justo e inclusivo? Ou, na verdade, teríamos formas ainda mais perniciosas de crescimento? Sobre o assunto foram entrevistados membros da sociedade civil organizada, dos cinco países dos BRICS, que participaram em Fortaleza num encontro alternativo à cimeira oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário