sábado, 2 de agosto de 2014

CITAÇÕES


O resultado [do decréscimo significativo de nascimentos] é o da transformação de Portugal de um dos países mais jovens da Europa em 1970 num dos países mais envelhecidos do mundo no presente.
(…)
O povo sabe e não esquece que o Governo e as suas políticas são os mais eficazes dos contracetivos.
(…)
Quer o Governo fomentar a natalidade em Portugal? Pois bem, assuma a estabilidade dos vínculos laborais como imprescindível, imponha os direitos de todos à saúde, à educação e ao trabalho, proteja o País contra os credores permitindo que a economia cresça, faça do futuro com todos e não do presente para alguns o seu foco.

O Banco de Portugal, preocupado fundamentalmente com a não ampliação do pânico e com operações de charme, corre atrás dos estragos [do GES] e não divulga factos que possibilitem uma informação responsável dos portugueses.
(…)
O entendimento ou consenso, tão reclamado pelo presidente da República, seria sempre orientado para a execução das incumbências do Governo externo (a UE e o FMI) e jamais faria combate aos poderes internos que nos desgovernam.

A crise moral que atravessamos, traduz-se nisto: condenamos carteiristas à cadeia em nome da Justiça e tratamos com deferência e apresentamos como exemplo organizações criminosas que operam em grande escala, como os bancos.
José Vitor Malheiros, Público (sem link)

Não confundamos: criticar governo e militares israelitas não significa atacar todos os israelitas. E menos ainda significa ser antissemita e atacar todos os judeus, como agora se tornou obsessão dizer.
Manuel Loff, Público (sem link)

Talvez o BES, por ser apontado por tantos como o banco do regime pré e pós-25 de Abril, possa ser o pretexto ideal para fazer tábua rasa de uma forma de fazer política e de gerir os compadrios, se não pessoais, pelo menos de regime.
Gustavo Cardoso, Público (sem link)

PS e Marinho Pinto tinham-se comprometido a apoiar outro candidato à presidência da Comissão Europeia. Estes nove eleitos não conseguiram aguentar umas semanas sem quebrar uma promessa eleitoral.

Curiosamente, os mesmos que se apresentam a falar de risco moral associado ao Estado social não aplicam a mesma bitola ao comportamento dos banqueiros.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Não acredito ser possível fazer funcionar uma sociedade verdadeiramente humana, digna, decente e solidária com tais pressupostos [do neoliberalismo].
António Casimiro Ferreira, Prof. universitário, Expresso (sem link)

Não tivesse o “dono disto tudo” rebentado com muitas fortunas e até poderia prever aqui que viria a gozar descansado a sua reforma.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

A descida dos juros da dívida resulta apenas do facto de que os mercados financeiros têm hoje a perceção de que o BCE não deixará cair nenhum Governo em incumprimento.
Paul De Grauwe, prof. Universidade Lovaina, Expresso Economia (sem link)

Todos os mortos são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.
Clara Ferreira Alves, Revista Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário