quinta-feira, 7 de abril de 2011

A ALTERNATIVA EXISTE

O artigo de opinião que o prof. Boaventura Sousa Santos assina hoje na “Visão” devia ser lido várias vezes por todos os portugueses em idade de votar. Quer dizer, lido e interiorizado.

Foi certamente escrito antes do conhecimento público de que Sócrates iria solicitar “ajuda” externa mas tem toda a actualidade por demonstrar que os povos e seus dirigentes não se podem acobardar perante as “manifestações mais agressivas da pulsão irracional do capitalismo”. Os nossos dirigentes do arco do poder foram formatados pelo neoliberalismo além de lhes faltar coragem e arcaboiço político para bater o pé perante o terrorismo do sistema. No entanto, sabemos que o monstro é muito mais fraco do que parece já que usa a razão da força contra a força da razão dos povos espoliados. E, quando temos razão e lutamos por uma causa nobre, tornamo-nos indomáveis e não há força que nos vença.

Infelizmente os portugueses constituem um povo muito acomodado perante a realidade que o cerca, pouco dado a revolta e basta um “terror preventivo” para acalmar quaisquer veleidades. De qualquer modo, para aqueles que têm poucas dúvidas sobre a selvajaria a que vamos estar sujeitos durante anos com a intervenção do FMI, a leitura do texto do prof. Boaventura vem reforçar as nossas convicções e a certeza de que a força bruta da injustiça não há-de vencer sempre. Vale a pena ler todo o texto que começa assim:

Sem comentários:

Enviar um comentário