terça-feira, 5 de abril de 2011

SIGNIFICATIVO!

José Silva Peneda, o actual Presidente do Conselho Económico e Social desempenhou, entre outros cargos, o de Ministro do Emprego e Segurança Social em dois governos de Cavaco Silva (XI e XII Governos Constitucionais). Não se trata, portanto, de um “esquerdista” com ideias utópicas a que não devemos dar credibilidade por serem inexequíveis no actual das instituições europeias e mundiais.

Numa conferência realizada ontem na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa afirmou que a disciplina orçamental de cada Estado-membro da UE deve ser concretizada com alguns cuidados: “Sendo necessária uma forte disciplina orçamental, não pode ir ao ponto de impedir o crescimento económico”.

As políticas preconizadas pela UE e FMI só podem ter como consequência a recessão económica que leva a uma redução da procura interna a qual gera desemprego, num interminável círculo infernal.

Silva Peneda considerou mesmo que a “redução da procura interna será irresponsável” pela “pressão” que exerce sobre o desemprego.

Vinda de um antigo ministro de Cavaco Silva tem especial significado a proposta de políticas fiscais que “diminuam a carga fiscal do factor trabalho face a outros factores, nomeadamente o capital”. Até um liberal acha um exagero a política económica liberal que está a ser seguida. É obra!


Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário