terça-feira, 12 de abril de 2011

QUE MORAL TEM ESTA GENTE PARA NOS PEDIR SACRIFÍCIOS?

Quando votares lembra-te deste texto do jornalista Rafael Barbosa que veio ontem publicado no JN onde é denunciada a safadeza de muitos eurodeputados portugueses que rejeitaram uma proposta de Miguel Portas do BE no sentido de pôr fim às viagens dos eurodeputados em primeira classe. A juntar aos nomes referidos no texto – a maioria são do PSD – há que juntar dois chicosespertos do CDS (Diogo Feio e Nuno Melo) que faltaram à votação, quem sabe, para não darem a cara perante mais esta imoralidade. Nós vamos comer o pão que o diabo amassou e eles não abdicam de viajar em classe executiva.


BANCARROTA

"Os nossos eurodeputados recusam passar da primeira classe para a classe turística. Temos de nos lembrar disso da próxima vez que nos aumentarem os impostos, cortarem as pensões ou anularem apoios sociais

1.Há quem sugira vender os submarinos. Outros, apontam a reestruturação da dívida. Opções polémicas. Viáveis também? Depende. Se se disser que é o Bloco de Esquerda que defende a devolução do Tridente e do Arpão; se se disser que é o PCP que quer negociar um perdão parcial da dívida com os credores; se se colocar as coisas nestes termos, político-partidários, antecipo desde já o desdém da maioria dos analistas, politólogos, economistas, comentadores, colunistas e articulistas da praça.

Mas podemos sempre colocar tudo de pernas para o ar, propondo a mesma coisa. Basta esquecer tudo o que ficou escrito antes. Na verdade, a venda dos dois submarinos, que de nada nos servem mas poderiam render uma soma próxima do que custaram - mil milhões de euros - é sugerida por José Silva Lopes, o economista que estava à frente do Ministério das Finanças em 1983, quando foi preciso pedir a intervenção do FMI.

Quanto à reestruturação da dívida, afinal quem a defende são os editores da "The Economist", para muitos a mais prestigiada publicação de economia a nível mundial, defensora intransigente de uma economia global e liberal.

Ou seja, num caso, como no outro - José Silva Lopes e "The Economist" -, gente de prestígio junto dos famigerados mercados e insuspeitos de radicalismos de esquerda. Colocando assim as coisas, digamos que de uma forma político-económica, já consigo antecipar alguma aceitação.

Bom... sem querer baralhar demasiado o leitor, revelo, finalmente, toda a verdade sobre a proposta de venda dos submarinos e sobre a reestruturação da dívida. No caso dos submarinos, Bloco e Silva Lopes defendem a mesma coisa: que nos livremos de um monte imprestável de futura sucata; quanto à reestruturação da dívida, apontam-na como o melhor caminho, quer os comunistas, quer os liberais da "The Economist". À falta de melhor conclusão para semelhante alinhamento, diria que tudo isto remete para um novo tipo de ideologia: a da bancarrota.

2. Na semana que passou, a casta que nos representa no Parlamento Europeu decidiu que a austeridade só se aplica à arraia miúda. Rejeitaram uma proposta de Miguel Portas para trocar a classe executiva pela classe turística nas viagens de avião. Não estava em causa o montante, "apenas" o exemplo. Mas nem assim.

Ficam aqui os nomes dos senhores que não abdicam de tratamento vip junto das hospedeiras: José Manuel Fernandes, Paulo Rangel, Regina Bastos, Carlos Coelho, Mário David, Maria do Céu Patrão Neves e Nuno Teixeira (do PSD); Luís Manuel Capoulas Santos e António Fernando Correia de Campos (do PS).

Tome nota dos nomes e lembre-se deles da próxima vez que lhe aumentarem os impostos, cortarem as pensões ou anularem apoios sociais. Vamos todos provar o pão que o diabo amassou, mas os senhores eurodeputados continuarão a voar em primeira classe."

Sem comentários:

Enviar um comentário