sexta-feira, 29 de abril de 2011

MEDIOCRIDADE À SOLTA

O debate político em Portugal atingiu o nível mais baixo desde que foi restaurada a democracia. É uma constatação óbvia que todos os dias nos deixa mais e mais perplexos. Não havendo diferenças – para além do pormenor – entre os partidos do chamado arco do poder, o debate não pode existir porque faltam as propostas alternativas que marquem a diversidade de opções para os eleitores. Os actores políticos desta área entretêm-se com tricas estéreis sem se preocuparem com a deterioração das condições de vida da maioria dos portugueses e da catástrofe social que nos começa a atingir. Muito circo e cada vez menos pão. Infelizmente isto leva a que aqueles que têm propostas alternativas sérias nem sequer tenham oportunidade de ser ouvidos, obstaculizados pela mediocridade geral das ideias que nos rodeiam.
Entretanto, o mundo que nos cerca está em vias de desabar. O texto que Daniel Oliveira ontem assina no Expresso online, apesar de curto, é muito assertivo em relação ao que pode estar prestes a acontecer na Europa.
“Enquanto o debate político português continua centrado no seu próprio autismo - dedicado à autoflagelação e ignorando a crise europeia -, estão a acontecer coisas interessantes. Duas, por agora: a lenta agonia espanhola e a ameaça de reestruturação da dívida grega. Basta que a última aconteça para a queda de Espanha ser uma questão de dias. E depois dela, o contágio a Itália e à Bélgica.” (…)

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário