domingo, 23 de fevereiro de 2014

FMI OU O DESMANCHA-PRAZERES


Algumas notícias positivas para a economia portuguesa foram suficientes para o Governo e os seus acólitos fazerem uma festa de arromba como se a recuperação já se encontrasse ao virar da esquina. Estava-se a fazer história, os portugueses iriam começar a sentir o dinheiro aumentar nos bolsos, chegando a anunciar-se um milagre económico. Apesar de tudo, o mais comedido parece ter sido Luís Montenegro ao proclamar que “a vida das pessoas não está melhor mas o país está muito melhor”…
Mas eis que surge um desmancha-prazeres, o FMI, a dar razão ao que muita gente anda a dizer há meses ou seja, que a chave de todo o programa da troika, o equilíbrio da balança comercial, tem sido conseguido apenas graças ao combustível, ao turismo e à redução das importações.  
Melhor do que nós, e em poucas palavras, Nicolau Santos explica-nos no Expresso Economia o que se passa, com o texto seguinte:
E quando tudo parecia não correr mal, eis que chegou o sr. Subir All e nos despejou um balde de gelo nas costas. Com efeito, o relatório do FMI sobre o “sucesso” do nosso ajustamento é devastador. O excelente comportamento das exportações é afinal altamente vulnerável, porque não assenta em novos investimentos e produtos mas no aproveitamento do que existia; o extraordinário ano turístico resulta de um aumento em volume e não do preço; e há um enorme peso dos produtos exportados pela Galp. Ao contrário, as importações vão aumentar assim que houver recuperação da procura interna – vão subir de novo as compras de bens de consumo e de maquinaria. É por isso que o Fundo propõe novas descidas salariais e que se tornem definitivos os cortes das pensões. A sua reposição levaria aos desequilíbrios externos que existiam antes da crise. Ou seja, depois de três anos de ajustamento, o perfil produtivo da economia não está melhor, nem os desequilíbrios debelados. E só não ressurgirão se salários e pensões continuarem a ser estrangulados.

Sem comentários:

Enviar um comentário