domingo, 6 de setembro de 2009

Louçã o vencedor deste debate


O debate entre Francisco Louçã, líder do BE, e Manuela Ferreira Leite, líder social-democrata ficou marcado por cinco grandes temas: a economia, a segurança social, o emprego, a saúde e o casamento homossexual. Muitas divergências e só o caso TVI recebeu apoio unânime entre os dois candidatos.
Economia
Interrogado pela moderadora do debate sobre a sua defesa de algumas nacionalizações, Francisco Louçã diz que não faz sentido privatizar bens essenciais, já que o Estado perde receitas necessárias e sectores vistos como monopólios, como é o caso da energia. "Temos que usar bem os recursos públicos. A economia tem que se medir pela respostas que dá às grandes dificuldades. Mas temos tido uma economia de facilidade que cria monopólios. Quem é que me pode explicar por que é que a galp é entregue a José Eduardo dos Santos e à Américo Amorim?", questiona o líder do Bloco de Esquerda, no debate na TVI.
Já Manuela Ferreira Leite defende uma redução do peso do estado. "Há enorme desperdício. Não é possível fazer crescer a economia com o peso asfixiante dos impostos". Para a líder do PSD as nacionalizações constituiram a destruição da economia. "Os resultados ficaram à vista." Acrescenta que "os problemas da nossa economia não se resolvem com nacionalizações ou privatizações" e volta a defender nas PME: " 300 mil pequenas empresas é que põem resolver os problemas do país".
Segurança Social
Ferreira Leite começa por responder a uma velha pergunta da jornalista: "Nunca propus privatização da segurança social, nem completa nem parcial. O programa diz que não vou mexer na segurança social. É necessário uma absoluta estabilidade das pessoas." A isto, Louçã critica as propostas do PSD para esta área, como a redução da taxa social única e o aumento da idade de reforma. Ferreira Leite defende-se: "A taxa social única é fundamental para a criação de emprego. Considero que quem cria empregos são os empresários. Por isso reduz os custos para estes. Consideramos que a redução da taxa social única deve ser compensada pelo orçamento de estado.".
Emprego
Louçã diz que o aumento do subsidio de desemprego aumenta o custo orçamental, mas que seria uma injustiça enorme não fazê-lo. "Há mais 30 mil pessoas este ano que vão ter o subsídios cortado." Diz também que enquanto Manuela Ferreira Leite esteve no governo de Barroso, o desemprego aumentou. "Politicas que garantam emprego, é o que o pais precisa.", defende.
Ferreira Leite concorda parcialmente com Louçã: "Evidentemente q tudo o que deve ser feito para proteger as pessoas no desemprego e para evitar que as pessoas caiam no desemprego é de louvar." Mas não deixa de criticar as propostas do líder bloquista: "A solução de Louçã esgota-se ao fim de meia dúzia de meses. O emprego cria-se nas 300 mil PME.  Se vê o meu programa com atenção vê que defende que a CGD apoia linhas de crédito às PME." Em reacção a esta declaração, Louça diz que o programa do PSD é vago.
Saúde
Ferreira Leite diz que o programa do PSD é sintético, "ao contrário de outros que resolvem todos os problemas". Fala apenas do que acha susceptível de ser resolvido na próxima legislatura. "O Serviço Nacional de Saúde deve ser universal e devemos trabalhar no sentido de que os utentes tenham qualidade na assistência medica.", defende. Por fim, saí em defesa dos serviso de saúde privados, afirmanso que "o serviço público não responde às necessidades. Mesmo que seja mais caro, prefiro pagar para que uma pessoa seja atendida a tempo."
Louçã tem uma visão oposta dos serviços de saúde. "O sector privado não tem qualidade, o público é que tem", afirma. "Além disso diz que o privado é mais caro e defende que o Estado deve garantir a todas as pesoas o aceso aos cuidados. As parceria publico-privadas - inventadas durante o governo PSD - são “ridículas” para Louçã. O líder bloquista diz por fim que Ferreira Leite “está a fugir do seu programa como o diabo da cruz”, fazendo notar as contradições e o carácter vago do programa do PSD nesta área.
Casamento homossexual/Regimes das uniões de facto
Louçã afirma que “todo o problema que afecta a felicidade de uma pessoa” tem que ser resolvido.” “O Estado não pode escolher e dizer que aquele homem não pode amar aquela pessoa. A inquisição já acabou. Há que respeitar a liberdade.”, acrescenta.  “O respeito é o valor mais elevado que uma democracia pode ter”. Respondendo a Ferreira Leite, que acha que a sociedade se baseia na família, diz: "Acho que a sociedade não se baseia no casamento, mas na liberdade. Há muitas famílias para além do casamento."
Sobre o assunto, a líder do PSD diz que está em parte de acordo com Louçã. "Não tenho nada contra casais do mesmo sexo. O que não aceito é que se considere que isto são situações diferentes. Respeito, mas não aceito que seja considerada a mesma coisa. Louçã não defende o casamento mas impõe o casamento."
TVI
Para concluir o debate, cada candidato teve um minuto para falar do caso manuela Moura Guedes e claramente concordaram neste ponto, mas não podia deixar de ser levantado o caso Marcelo Rebelo de Sousa. Louçã diz ser "claramente contra a censura." "A atitude da Prisa é ilegal." Para Louçã a expulsão de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI também foi um acto de censura, ao que Ferreira Leite responde: "A questão de Marcelo Rebelo de Sousa é diferente porque não é jornalista." "O que mais me toca é haver na sociedade um ambiente de censura que já existia", conclui a líder social-democrata sobre o caso Manuela Moura Guedes.

Sem comentários:

Enviar um comentário