sábado, 13 de outubro de 2012

DESEMPREGO NA GRÉCIA

A Grécia encontra-se a “lutar” com a Espanha pelo primeiro lugar no ranking dos países com maior taxa de desemprego na Zona Euro.

Dados divulgados há dois dias (11 de Outubro) pela Autoridade de Estatísticas Gregas apontam para uma taxa de desemprego na Grécia de 25,1% em Julho último, mais do dobro da que era registada no início da crise da dívida e da recessão prolongadas já por cinco anos, bem acima dos 17,8% do mesmo mês de 2011 e à frente dos 24,8% do mês anterior. Entre os jovens os números ainda são mais arrasadores: 54,2% dos jovens entre os 15 e os 24 anos que não estudam e 31,4% na faixa etária de 25 a 34 anos não têm trabalho.

As estatísticas registam ainda 1,261 milhões de pessoas que procuram trabalho e mais de 3 milhões de desempregados.

Uma profunda recessão acompanha as duras medidas de austeridade para receber ajuda financeira da troika de credores (Banco Central Europeu, União Europeia e Fundo Monetário Internacional) têm agravado a situação económica e social dos gregos, presos num mercado de trabalho exaurido.

É a própria directora-geral do FMI, Christine Lagarde que admite ser necessário conceder à Grécia um prazo adicional de dois anos, até 2016, para que possa implementar as exigências dos seus credores.

Em Portugal, as estatísticas apontam o caminho grego caso não sejam alteradas as actuais políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário