sábado, 29 de dezembro de 2012

CITAÇÕES


Os mais jovens deparar-se-ão com a inexistência de emprego ou com precariedade absoluta e salários indigentes, com a impossibilidade de dar um rumo às suas vidas. Ao mesmo tempo, os governantes e os senhores a quem estes servem, vão desafiá-los constantemente a revoltarem-se contra as outras duas gerações, os "privilegiados", procurando aprofundar disfunções e ruturas entre gerações, para imporem mais aceleradamente o empobrecimento e a destruição de valores de solidariedade e universalismo.
Carvalho da Silva, JN

Não, "Pedro e Laura", na mesa de Natal de muitos portugueses o que preocupa não é a falta de rabanadas, nem brinquedos, nem pessoas, mas sim o facto de lá estar sentado o medo, a indignidade, a vergonha e o desespero, coisas que não vêm em estatística nenhuma. E isso não garante futuro nenhum que valha a pena viver, nem aos pais, nem aos filhos, nem aos netos.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Sob a ilusão de uma alteração de paradigma de vida, a sociedade europeia e nela a portuguesa foi ao longo de 2012 sujeita ao continuar de uma contra-revolução com o objectivo de transformar o modelo social europeu, responsável por uma tendencialmente justa redistribuição da riqueza e pela elevação da qualidade de vida dos europeus desde a Segunda Guerra.
São José Almeida, Público (sem link)

Se nada mais tivesse acontecido em 2012, uma coisa aconteceu: o eixo do poder em Portugal mudou. O baralho deixou de ter tantas cartas marcadas. É a boa consequência da crise financeira. No tempo que mediou entre a tomada de posse do Governo e o final do ano, alguns tiranetes e poderosos “pilares” do sistema foram severamente abanados.
Clara Ferreira Alves, Revista, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário