terça-feira, 18 de dezembro de 2012

REFORMADOS E PENSIONISTAS UNI-VOS!


A prazo vamos todos ficar velhos e, se isso não acontecer, ter-nos-á custado a vida. O sistema de apoio na velhice implementado pelo Estado Social veio tornar menos penosos os últimos anos de existência dos cidadãos que levaram uma vida a trabalhar. Antes da existência das pensões de reforma, na maioria dos casos, eram os filhos que “tomavam conta” dos pais na fase final da vida destes, sendo que trabalhavam quase até morrer.

Só nos últimos anos do chamado Estado Novo, de forma muito tímida, foi implementado o sistema de pensões de reforma quando por toda a Europa desenvolvida já existia há muito tempo. Foi graças ao 25 de Abril que este e outros apoios sociais foram estabelecidos em pleno.

De uma forma muito breve, é bom realçar que não é o Estado que paga aos reformados e pensionistas, uma vez que essas verbas resultam de descontos dos trabalhadores ao longo da sua vida activa. Não há nenhum favor ou generosidade do Estado para com reformados e pensionistas, uma vez que o dinheiro que eles agora recebem, na realidade, pertence-lhes. É bom que esta ideia seja repetida até à exaustão para que não restem quaisquer dúvidas.

Nos últimos tempos, de forma sub-reptícia, este Governo, com a ajuda de alguns apaniguados do regime, tem feito crescer uma campanha contra reformados e pensionistas como se estes fossem os culpados das dificuldades que o país atravessa e, portanto, tivessem de assacar com a perseguição e saque que lhes estão a ser movidos. As recentes declarações de Passos Coelho sobre um pretenso privilégio dos reformados do sector público em relação aos do privado só vieram deitar mais achas para a fogueira deste tema, tentando colocar reformados contra reformados. É pura mentira que haja algum privilégio por parte dos reformados do Estado.

Em boa hora surgiu a Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRE!) que, acreditamos, a breve prazo se tornará porta-voz daqueles que, sendo um sector muito específico da sociedade, mais dificuldades sentem para se defenderem das injustiças que a toda a hora os atingem.

Maria do Rosário Gama, presidente da APRE!, em artigo de opinião que hoje assina no Diário As Beiras, começa por declarar que “a afirmação de Passos Coelho é mais uma descarada mentira que procura escamotear uma nova manobra de saque contra os pensionistas. O Senhor Primeiro Ministro tem que demonstrar aquilo que afirma, sob pena de estar a ofender todos os reformados e pensionistas; O Sr. Primeiro Ministro deve saber que há pensionistas com carreiras contributivas muito diversas”.

Mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário