quarta-feira, 27 de março de 2013

QUE IMPORTA?...


Numa reflexão simples o cidadão comum perguntará muitas vezes a si próprio como é possível que uma pequeníssima percentagem dos habitantes deste planeta tenha um poder de tal maneira grande que consiga dominar todos os restantes, mante-los sob o seu jugo e convence-los que é assim que devemos continuar, para bem de todos. Divindades sem rosto, como o capital financeiro e os mercados, dão ordens, dispõem de governos por todo o mundo como seus mandantes, colocando em postos-chave os seus homens de mão para decidirem a favor de uma pequena minoria e contra os interesses de todos os restantes, afinal, uma maioria esmagadora. Mas, o pior de tudo, é que os principais prejudicados não só não se revoltam pelas injustiças que sofrem na própria pele mas acabam por escolher os seus próprios carrascos ajudando à festa dos poderosos.

Milhões e milhões de pessoas são severamente punidas no altar do sacrifício social, em benefício de uns poucos mas convencidas de que estão a espiar o pecado de terem andado “a viver acima das suas possibilidades”.

A crónica de José Vitor Malheiros no Público desta terça-feira é como que mais um abanar de consciências sobre o escandaloso domínio mundial do capital financeiro. Deixamos aqui um excerto.


O euro abriu em alta em relação ao dólar e o barril de Brent em alta em relação à jeropiga. As finanças de todo o mundo (do que importa) estão rejubilantes com a taxa cipriota de 30 por cento sobre os depósitos acima de 100.000 euros que foi buscar o dinheiro onde ele estava. Afinal está tudo bem. Que importa que o desemprego suba em Chipre e em Portugal? Que importa que não haja fim à vista para a austeridade em Portugal e em Chipre? Que importa que não haja investimento à vista em Chipre e em Portugal? Que importa que a economia continue a ser destruída se a finança está a ser salva? Que importa que os analistas digam que the worst is yet to come? Que importa isto se a banca já descobriu a forma de se financiar, que é sacar a massa aos depositantes que a foram lá pôr? Que importa que isto se chamasse ontem abuso de confiança e desfalque se hoje se chama garantir a estabilidade financeira da zona euro? Se fosse um Governo de esquerda a fazer isto cairia o Carmo e a Trindade e os patriotas de lapela iriam pedir à múmia de Reagan para vir cá fazer um golpe de Estado e repor a legalidade, mas como foi tudo em nome da Finança, está tudo bem.

Que importa que nada disto garanta estabilidade nenhuma se o Governo e a União Europeia dizem que sim? Quem se pode admirar se os depositantes das pequenas economias periféricas passarem a preferir os bancos de grandes países para os seus pés-de-meia? O que poderá fazer o Deutsche Bank se houver mafiosos russos que queiram lá pôr o dinheiro?

Que importa tudo isto se Lagarde tem um guarda-roupa impecável e um sorriso de 50.000 euros, se Abebe Selassié continua com um swing nonchalant apesar de estar desapontado com os preços da luz em Portugal? Que importa tudo isto se os credores vão poder continuar a ser pagos (pelo menos por enquanto)? Que importa que os drones da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do FMI, sentadinhos às suas secretárias, continuem a bombardear empregos e empresas, a expulsar estudantes das universidades e velhos das consultas se eles são vítimas colaterais da guerra para salvar os bancos? Que importa tudo isto se os eleitores alemães podem continuar convencidos de que há um cordão sanitário a separá-los dos meridionais feios, porcos e maus? Que importa que a miséria aumente se isso só acontece no Sul? Que importa que o desemprego seja infeliz e os seus números inesperados, que o FMI não saiba fazer contas ou as martele para as conformar com a sua agenda política? Que importa que toda a gente que não está no payroll dos bancos tenha alertado para as consequências da austeridade?

Que importa que a mobilidade afinal seja para todos se as rescisões são amigáveis? Haverá algo melhor que uma coisa amigável? Haverá algo melhor que a oportunidade de refazer toda a sua vida, de começar de novo sabendo o que sabe hoje? Haverá algo melhor que as oportunidades que o desemprego oferece? Haverá algo mais revigorante que uma falência tipo destruição criativa? Que importa que os portugueses ganhem misérias se isso até pode ser bom para a economia, como ensina Belmiro de Azevedo e como explica impacientemente António Borges?

Sem comentários:

Enviar um comentário