quinta-feira, 3 de julho de 2014

A CPLP DESCONHECE ESTA SITUAÇÃO OU FAZ DE CONTA?...


Repetem-se os alertas, sobre as atrocidades praticadas pelo regime ditatorial que se assenhoreou da Guiné Equatorial desde finais dos anos 70 do século XX. É impossível que a CPLP desconheça as actividades criminosas do Presidente Teodoro Obiang e da sua família mas, o dinheiro compra tudo, mesmo as consciências de personalidades como Xanana Gusmão que lutou contra uma ditadura sanguinária para conquistar a liberdade do povo timorense.
De qualquer maneira, a opinião pública deve ser alertada para a hipocrisia de muitos governantes que fazem vista grossa ao incumprimento dos mais elementares direitos humanos quando isso lhes convém. Essa obrigatoriedade é só para alguns…
Transcrevemos a seguir parte de uma longa notícia inserida hoje no Público sobre a situação de um empresário italiano que se encontra nas masmorras de Obiang, a sofrer na pele a ousadia de ter denunciado as práticas criminosas do filho mais velho do ditador da Guiné equatorial.  
Como vários empresários estrangeiros, vítimas de extorsão e de ameaças na Guiné Equatorial, o italiano Roberto Berardi aceitou a principal condição imposta pelo regime para investir no país: associar-se, sem receber contrapartidas, a um membro da família mais próxima do Presidente. Em 2008, recebeu o convite do filho mais velho do chefe de Estado e seu provável sucessor, Teodorin Nguema Obiang Mangue. Mudou-se para a Guiné Equatorial e criou com ele uma empresa de construção, a Eloba Construcciones SA de que foi director-executivo até ser preso em Janeiro de 2013.
Berardi permanece desde então na prisão de Bata, segunda maior cidade do país, onde tem sido vítima de tortura e se encontra em perigo de vida, segundo denunciam a Human Rights Watch (HRW) e a Organização Mundial contra a Tortura (WOAT, na sigla em inglês).
O empresário foi posto em isolamento em Dezembro passado, sem contacto com o exterior, numa cela de 2,5 por 3 metros. A família em Itália, cujos testemunhos contribuem para o trabalho das duas organizações, teme pela sua vida. E acredita que o objectivo do regime é ver Berardi morrer na prisão para não depor em processos judiciais contra Teodorin Obiang. Este é acusado de corrupção e compra de bens e propriedades, através de práticas criminosas, nos Estados Unidos e em França, que em 2012 emitiu contra ele, um mandado de captura internacional.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário