sábado, 19 de julho de 2014

CITAÇÕES


Os últimos três anos tornaram ainda mais óbvia a falta de alternativas na alternância ao centro.
(…)
O memorando da troika e o tratado orçamental são as marcas de água desse consenso de regime apontado a uma governação para as próximas décadas. Eles são a constituição material do bloco central.
(…)
Evita-se o bloco central partilhando o Governo com o PS? A minha resposta é: pode até evitar-se o bloco central mas não se evitará o centrismo.

As causas fundamentais dos problemas com que nos debatemos não estão nos gastos excessivos do comum dos portugueses, mas sim, por exemplo, na podridão do poder financeiro e económico que nos domina.
(…)
O sistema financeiro beneficiou, a montante e a jusante, do inflacionamento do setor da construção e da habitação.
(…)
Qual será, na carteira dos bancos, o volume dos ativos imobiliários tóxicos resultantes da especulação que andaram a fazer, de terrenos, prédios e habitações dados como garantias, que hoje pouco valem?

A natalidade em Portugal é, de facto, um problema, mas é-o na medida em que as mulheres portuguesas não podem ter os filhos de acordo com a sua vontade porque a vida que vivem não o permite.
(…)
Se o Governo quer falar de natalidade que fale, mas que não atire areia para os olhos de quem quer ter filhos e não pode.
Marisa Matias, Diário as beiras (sem link)

O BE é uma parte integrante dessa crise [da esquerda] e nasceu já dentro de uma dinâmica de procura de soluções e de busca de caminhos para a esquerda europeia, ainda que numa dimensão nacional.
São José Almeida, Público (sem link)

[No caso da marcação de exames aos professores] o Governo faz um truque descarado e sem vergonha para contornar uma lei da República, que permite o exercício de um direito.
(…)
O que é inaceitável neste acto [da marcação de exames aos professores] é que o Governo apresente face aos cidadãos um Estado cuja face é o logro e a habilidade grosseira, sem se preocupar um átomo em humilhar as pessoas, poucas que sejam, que precisam de um emprego, numa altura em que ele escasseia.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Questionar hoje a banca e o seu funcionamento é um imperativo de cidadania e a única garantia de estabilidade do sistema democrático.
Gustavo Cardoso, Público (sem link)

Um pequeno país, sem moeda e sem política monetária, necessita de dispor de um banco público, para poder intervir no mercado, se tal for necessário.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

A decadência da TAP é um espelho dos erros de gestão dos governos de Portugal.
Clara Ferreira Alves, Revista Expresso (sem link)

A diminuição da natalidade como consequência da crise combate-se parando de convidar os portugueses a emigrar, apostando na criação de emprego, aumentando o salário mínimo, diminuindo a precariedade e insegurança no trabalho.
Joana Amaral Dias, CM (sem link)

Também a nível fiscal, os incentivos são concedidos aos que nada fazem, como os especuladores imobiliários cujos prédios estão isentos de IMI, se titulados por fundos de investimento.
Paulo Morais, CM (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário