sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

AS 400 PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO AUMENTARAM EXPONENCIALMENTE AS SUAS FORTUNAS



As 400 pessoas mais ricas do planeta viram as suas fortunas colectivas crescer 92 biliões (*) de dólares em 2014, segundo revelou no final de 2014 o Índice de Bilionários da Bloomberg. Na mesma altura, o patrimonio líquido dessa gente cifrava-se em 4,1 triliões (*) de dólares.
De acordo com a agência de notícias financeira norte-americana, os lucros do ano que agora chegou ao fim, acontecem apesar da queda nos preços do petróleo.
Em 2014, a estrela da companhia foi o chinês Jack Ma, co-fundador do Alibaba Group Holding Ltd., a maior empresa de comércio electrónico da China. Ma obteve um lucro anual de 25,1 biliões de dólares, ultrapassando Li Ka-shing, até agora, o homem mais rico da Ásia.
Como não poderia deixar de ser, outros ganhadores deste ano foram norteamericanos, os conhecidos Warren Buffett e Mark Zuckerberg que obtiveram nos últimos 12 meses lucros de 13, 7 e 10,6 biliões (*) de dólares, respectivamente.
De qualquer maneira, o posto do mais rico do planeta continua ainda na posse de Bill Gates, co-fundador da Microsoft, que mantém uma fortuna de 87,6 bliões de dólares. O 2º lugar é agora ocupado por Warren Buffett que ultrapassou o bilionário mexicano Carlos Slim.
Falta acrescentar o pormenor significativo do aumento da desigualdade, consequência do crescimento do abismo entre ricos e pobres. Nada disto acontece fora do contexto da ditadura neoliberal a nível mundial.
(*) Forma de contagem diferente da que usamos  – “biliões” devemos ler “milhares de milhão” e “triliões”, “biliões”, respectivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário