segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

INTERVENÇÃO AMERICANA NO REFERENDO ESCOCÊS



Na linha das habituais interferências nos assuntos internos de outros países, em muitos casos de forma violenta, como é do conhecimento de toda a gente, documentos secretos divulgados ontem (4/1) pelo jornal independente norte-americano The News-Gazette revelaram que os Estados Unidos tiveram participação ativa no processo de consulta pública sobre a independência da Escócia. Houve mesmo cidadãos norte-americanos pró-separatismo que chegaram a ser vigiados pelos EUA.
Como sabemos, no referendo realizado em Setembro de 2014, 55% dos votantes decidiram que a Escócia continuaria ligada ao Reino Unido.
De acordo com o material revelado este domingo, a descoberta foi obtida após uma batalha legal de três anos com funcionários do Departamento de Estado norte-americano. Dessa forma, os documentos vizados revelam que os EUA estavam envolvidos no debate sobre a  Escócia desde 2007, ano em que o SNP (Partido Nacionalista Escocês) chegou ao poder.
Os dados revelam ainda que funcionários do governo escocês contrários à independência pediram que Washington interferisse no projeto independentista. Essa interferência chegou ao ponto de o governo norte-americano pressionar países europeus a dificultarem ao máximo o ingresso da Escócia na UE, em caso de independência.  

Sem comentários:

Enviar um comentário