quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DÊEM UMA OPORTUNIDADE À GRÉCIA!


Do Público de hoje retirámos o seguinte apelo subscrito por várias personalidades do mundo da cultura:
Ao exigir que a Grécia continue as políticas catastróficas de austeridade dos últimos cinco anos, a União Europeia torna-se a antítese da democracia e da razão económica.
O povo grego rejeitou de forma decisiva em eleições democráticas estas políticas que levaram à redução em 26% da sua economia, a um desemprego de 27% e deixaram 40% da população na linha da pobreza.
Uma continuação da austeridade irá pôr em causa o futuro da UE e trai os princípios da democracia, da prosperidade e da solidariedade.
Arrisca promover a ascensão das forças extremistas antidemocráticas na Grécia e noutros países.
Apelamos aos dirigentes europeus para respeitarem a decisão do povo grego e que dêem ao novo Governo a margem necessária para inverter a crise humanitária e para começar a necessária reconstrução da economia devastada do país.
Costas Douzinas (jurista), Giorgio Agamben (filósofo), Etienne Balibar (filósofo), Joanna Bourke (historiadora), Wendy Brown (politóloga e filósofa), Judith Butler (filósofa), Drucilla Cornell (jurista), Eric Fassin (sociólogo), David Harvey (geógrafo), George Lakoff (linguista), Sandro Mezzadra (sociólogo), Chantal Mouffe (filósofa), Jean-Luc Nancy (filósofo), Jacqueline Rose (filóloga e escritora), Lynne Segal (feminista), Gayatri Spivak (crítico literário), Immanuel Wallerstein (sociólogo), Marina Warner (escritora), Slavoj Zizek (filósofo)
Solidarizamo-nos com este apelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário