sexta-feira, 24 de abril de 2015

DIZ QUE O DITADOR MORREU POBREZINHO


Numa altura em que, aproveitando a ignorância que grassa na sociedade portuguesa, especialmente entre os mais novos, sobre a nossa história contemporânea, gente desonesta e mal intencionada promove o branqueamento da ditadura que governou Portugal durante quase meio século assim como do seu criador, António Oliveira Salazar. Um dos principais mitos que se criaram à volta do ditador é que ele “morreu pobrezinho, logo honesto”. Afinal não terá sido assim, como relata o investigador Rui Curado da Silva no Diário as beiras de ontem no texto que reproduzimos a seguir.
Quando internado após a queda da cadeira em 1968, foi reservada a Salazar uma ala inteira do sexto piso da Casa de Saúde da Cruz Vermelha de Benfica, isto em tempos em que apenas um terço dos portugueses tinha alguma vez entrado num hospital.
No entanto, quando morreu a sua conta bancária estava próxima do zero, daí a lenda do Salazar que morreu pobrezinho, logo honesto. Mas a realidade é que a culpa de a conta bancária ter chegado às lonas é do próprio Salazar. Apesar de ter acautelado a sua reforma numa quinta do Vimieiro e de possuir uma conta bancária típica de um alto representante do regime, Salazar teve o azar de cair nas malhas da protecção social do Estado Novo. Depois de internado e incapacitado para governar, Salazar foi exonerado e substituído por Marcelo Caetano. Tecnicamente desempregado e com tratamentos dispendiosos para pagar, a conta bancária de Salazar ia esvaziando à medida que passavam os meses, a tal ponto que o presidente Américo Tomás aprovou legislação para que se pudesse pagar as contas dos tratamentos médicos do ex-Presidente do Conselho.
O que este episódio revela é que Salazar foi incapaz de montar um sistema de saúde e protecção social digno, sendo incompetente a tal ponto que foi vítima das próprias injustiças que criou, com a agravante de ter vivido os seus últimos anos à custa de milhões de contribuintes pobres sem acesso a hospitais. Salazar não morreu pobre, Salazar morreu a 27 de julho de 1970 como um privilegiado do regime com governanta, chauffeur, residência e viatura de estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário