quarta-feira, 8 de abril de 2015

INADMISSÍVEL A POSIÇÃO ALEMÃ


A Grécia nunca perdoou à Alemanha as reparações de guerra de que os germânicos são devedores ao país helénico pelas destruições e rapinas efectuadas pelo exército nazi durante a 2ª Guerra Mundial.
Mais uma vez, é bom não esquecermos que a Alemanha esteve na origem de duas guerras na primeira metade do século XX as quais provocaram uma brutal destruição por toda a Europa, milhões de mortos e um indescritível sofrimento das populações civis. As indemnizações devidas aos vencedores da 2ª Guerra acabaram por ser muito suavizadas ao longo do tempo, assistindo-se mesmo ao perdão de 50% e proporcionando-se, além disso, condições altamente favoráveis para o pagamento do restante.
Por outro lado, talvez pouca gente recorde que, inclusive, a Alemanha suspendeu em 1930 o pagamento da dívida de guerra aos vencedores da Grande Guerra.  
Curiosamente, o que se passa neste momento é que a Alemanha defende um tipo de acordo relativamente às dívidas soberanas dos países periféricos que é o oposto daquele de que já beneficiou num passado recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário