sábado, 15 de dezembro de 2018

CITAÇÕES


[Em Setúbal assistiu-se a] uma vitória dos estivadores e da greve que mantiveram nas condições mais difíceis.
(…)
Contra a brutalidade com que quiseram esmagar a sua luta, [os estivadores de Setúbal] foram persistentes e mantiveram o sangue-frio. Estão de parabéns.
(…)
[O sindicato] ganhou ao não aceitar que a resolução do problema dos precários de Setúbal se fizesse procurando esquecer os problemas graves que se vivem noutros portos.
(…)
[A vitória dos precários de Setúbal] mostra-nos a todos e a todas que é possível lutar, mesmo nas condições de maior fragilidade.

A sucessão dos ditadores nos regimes autoritários e totalitários é um processo muito difícil e conflitual, que se conclui sempre com uma perda de legitimidade do sucessor, ou seja, de poder.
(…)
A Censura foi fundamental não só para que não se soubesse o que era “inconveniente”, como para controlar o tempo político.
(…)
Salazar estava muito mais sozinho do que se pensava, e essa solidão reflectia-se nas dificuldades em escolher novos governantes, fora do exausto círculo mais próximo.
(…)
[O mundo de Salazar era] tão pobre como o país que deixou cheio de ouro e de mortes de crianças à nascença.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Emmanuel Macron concebeu o seu partido como uma verdadeira empresa, muito semelhante à Forza Italia de Berlusconi dos anos 90, aberta a fãs da sua personagem, mais do que a partidários de um programa.
(…)
Em quatro dias de manifestações dos coletes amarelos, [Macron] mandou prender 4,5 mil manifestantes e deixou 4 mil outros sob custódia policial, incluídos um grande número de estudantes.
Manuel Loff, Público (sem link)

Os povos da Europa querem uma União que defenda e proteja os seus valores e os seus interesses no mundo, que encoraje a inovação digital para o benefício dos cidadãos, que lidere o combate às alterações climáticas e trabalhe para o desenvolvimento sustentável.
(…)
Os países estão a voltar-se cada vez mais para dentro de si próprios para resolver os seus problemas, acusando os parceiros em vez de trabalharem com eles para um objectivo comum.
(…)
O princípio histórico da solidariedade que está na base da União está a ser posto à prova até ao limite.
Vários, Público (sem link)

Podemos agora evitar também a compra de sacos plásticos para colmatar os esquecimentos: compremos sacos de pano que possam estar nas nossas malas ou carros para qualquer eventualidade; ocupam pouco espaço e são sustentáveis.
(…)
Se nos empenharmos e nos habituarmos a ter comportamentos responsáveis, será mais fácil prolongar a vida do planeta.
 Nadine Mussá, Público (sem link)

[O resultado da luta pela democracia] dependerá da capacidade de criação, ampliação, proliferação, interlocução e articulação de espaços em que possam florescer a demodiversidade e as experiências de democracia intercultural.
João Arriscado Nunes, Público (sem link)

[A China] combina hoje, de um modo aparentemente paradoxal, o lado mais agressivo e concorrencial do capitalismo com aspetos que traduzem o pior do autoritarismo e da rigidez das experiências do “socialismo de Estado” do século passado.
Rui Bebiano, Diário as beiras

Sem comentários:

Enviar um comentário