domingo, 23 de dezembro de 2018

MAIS CITAÇÕES (09)


Quem nunca viveu em dificuldade tem, certamente, uma enorme capacidade de solidariedade e de mobilização por quem pouco ou nada tem, mas dificilmente saberá a dura realidade de como é quando quase tudo falta.
(…)
A tentativa de apropriação deste descontentamento por parte da extrema-direita portuguesa é um facto e não matéria de opinião.
(…)
Os meios dedicados a garantir que todos os segundos [da manifestação dos coletes amarelos] seriam cobertos diz muito, sobretudo quando a maioria das reivindicações cidadãs passa ao lado de qualquer cobertura.
(…)
Não será com a redução do parlamento a 60 deputados que resolvem os problemas que enunciam [os coletes amarelos].
(…)
Para combater a corrupção são medidas concretas e não apenas declarações de intenções.

[O brexit sem acordo] tenderá a ser cada vez menos inconcebível e cada vez mais provável
A UE apresenta-se hoje em situação de pré-caos.
(…)
[Os dirigentes europeus] engolem violações de critérios do Pacto de Estabilidade para acomodar as opções tomadas pela Itália e pela França, mas não desencadeiam a sua indispensável reforma.
(…)
O país, ao ser obrigado a criar uma "confortável" almofada financeira, cativa recursos que poderia usar para estimular a economia, para melhorar a prestação de direitos sociais fundamentais ou repor direitos dos trabalhadores.
(…)
Aí estão, mais uma vez, os dirigentes europeus a proteger os mercados e os credores oficiais e a castigar o povo.

A tecnologia do discurso do ódio é eficaz se tiver quem acredite nele.
(…)
Se a esquerda não responde a esta violência estrutural e não mobiliza o povo para soluções, o espaço político é ocupado por qualquer discurso do ódio.
(…)
Depois de tantos passos nestes três anos, a política vai decidir-se na disputa de mudanças estruturais que possam levar á democratização da vida.
(…)
[Os privados] estão a exigir que o Estado lhes pague esses hospitais [que construírem] ou lhes entregue os hospitais públicos.
(…)
[Em Braga] os Mellos querem continuar a gerir o hospital desde que o Estado pague mais €50 milhões.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

É realmente importante desenhar políticas redistributivas que assegurem que “os ombros mais largos” assumam a maior parte dos custos das políticas climáticas.
Paul De Grauwe, Expresso Economia (sem link)

Na Europa, os sistemas políticos desagregaram-se quando os votos lhes mostraram que não estavam de cabeça erguida, mas d cabeça altiva.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Se durante muito tempo, o risco que pairava poderia ser o da politização da justiça, hoje é o inverso, o da judicialização da política.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

É preciso responder às causas do mal-estar, reconstruindo o Estado Social e devolvendo soberania democrática aos Estados.
(…)
A verdade é que isto [greves] aconteceu apenas na fase final da legislatura, quando muitos sentiram que as conquistas ficaram aquém do que esperavam.
(…)
Para salvar a democracia não chega combater os inimigos. É preciso exercê-la.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário