sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

REUNIÃO DE ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE PORTIMÃO



No rigoroso cumprimento das funções para que foram eleitos, os autarcas do Bloco de Esquerda presentes na Assembleia de Freguesia de Portimão apresentaram na última reunião ordinária deste órgão, realizada no passado dia 17 de Dezembro de 2018, três documentos cujo teor apresentamos, em síntese, a seguir.
Assembleia de Freguesia de Portimão
                                                                MOÇÃO
Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes
As escolas do Agrupamento Manuel Teixeira Gomes apresentam alguns problemas, tanto a nível da iluminação (nomeadamente na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes praticamente não há luz à noite) como do arranjo dos jardins.
Não sendo um assunto da competência autárquica mas sim da direção da escola, consideramos que mesmo assim as autarquias poderiam ter um papel de chamar a atenção das escolas para a resolução dessas situações.
Desta forma, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 17 de Dezembro de 2018, delibera que:
a) a Junta de Freguesia sensibilize a direção do agrupamento para os problemas referidos
b) proceda regularmente ao arranjo e manutenção dos espaços exteriores em frente das escolas.
Obs: Moção aprovada por unanimidade.

MOÇÃO
Regulamento da Assembleia de Freguesia de Portimão
Só no dia 10 de Dezembro foi dada a conhecer oficialmente aos membros da Assembleia que esta reunião se iria realizar hoje, dia 17 de Dezembro de 2018.

O regulamento da Assembleia de Freguesia de Portimão estipula que o prazo para apresentação de moções é de três dias úteis antes da reunião; e tem havido nesta Assembleia uma prática, já por vezes explicitada verbalmente pela mesa, de que o dia da Assembleia não conta – ora, com o fim de semana de 15 e 16 e o feriado de dia 11, o entendimento de não contar o próprio dia levaria a que as moções e outros propostas tivessem que ser apresentadas no dia 10 – o próprio dia em que soubemos da marcação de reunião.

Para prevenir tais situações torna-se necessário reformular o regulamento da Assembleia de alguma maneira (seja alargando o prazo para apresentação de propostas, seja determinando que deve haver um mínimo de dias entre a convocação da Assembleia e o fim do prazo para apresentação de propostas, seja esclarecendo que o dia da reunião conta para o prazo).

Desta forma, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 17 de Dezembro de 2018, mandata a Presidência da Assembleia para iniciar o processo de revisão do regulamento.
Obs: Moção rejeitada com os votos contra de PS e CDS.

MOÇÃO
Pesca na zona ribeirinha
A Polícia Marítima tem frequentemente impedido a prática da pesca lúdica em toda a zona ribeirinha.

Sendo certo que algumas zonas da frente ribeirinha têm indicações de “proibido pescar”, não nos parece claro que tal proibição se aplique a toda a zona ribeirinha, sobretudo na época baixa, em que frequentemente muitos pontos junto ao rio não têm praticamente caminhantes que possam ser incomodados com a prática da pesca.

Desta forma, a Assembleia de Freguesia de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 17 de Dezembro de 2018, solicita à Capitania um esclarecimento sobre se é possível pescar em algum lugar/espaço/trecho da zona ribeirinha.
Obs: Moção rejeitada com os votos contra de PS, CDS, PSD, CDU, e Nós Cidadãos
Portimão, 17 de Dezembro de 2018
Os membros eleitos pelo Bloco de Esquerda
Miguel Madeira
José Porfírio
Marilú Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário