sábado, 8 de dezembro de 2018

CITAÇÕES


Em Portugal, a relação entre as prisões e os direitos humanos é inversa da que devia ser.
(…)
As prisões continuam a ser armazéns de gente sem horizontes de mudança de vida.
(…)
O que falta nas prisões é o essencial: um investimento a sério na reinserção social e com ele, a criação efetiva de horizontes de vida alternativos.
(…)
Porque entre a humanidade de um preso e a vã glória do défice zero, é a humanidade do preso que deve prevalecer.
José Manuel Pureza, Diário as beiras

Os arquivos estatais e bibliotecas estão cheios de espólios mortos que foram oferecidos com grandes esperanças por individualidades ou famílias ou instituições e estão lá a um canto fechados no mesmo estado em que entraram.
(…)
Aliás, nos tempos de hoje, de destruição quotidiana e maciça de bibliotecas, espólios e acervos, a própria possibilidade de salvação de muito do que é deitado ao lixo ou destruído já justifica que se facilite a actividade de instituições que recolhem essa parte preciosa da nossa memória.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

A anexação do Tibete, ao longo das últimas quase sete décadas, tem sido uma história de devastação humana, civilizacional e ambiental.
(…)
Em defesa deste povo e desta civilização, cuja destruição pela China o mundo insiste em ignorar, quatro jovens tiveram a dignidade de clamar pela libertação do Tibete junto ao Palácio de Belém.
São José Almeida, Público (sem link)

Apesar de não obrigar legalmente os governos, a Declaração [Universal dos Direitos Humanos] tem influenciado a ordem jurídico-constitucional em muitos países e induzido o desenvolvimento do direito internacional dos direitos humanos.
(…)
Na organização do mundo, nomeadamente após a década de 70 do séc. XX, com o tipo de economia de mercado que se foi desenvolvendo, a Declaração parece ter deixado de ser tomada a sério nestes aspectos sociais.
(…)
Os mercados não se comprometem com direitos humanos e os Estados vão perdendo capacidade de intervenção.
A. Betâmio de Almeida, Público (sem link)

Mesmo países de maioria religiosa protestante acataram as propostas da democracia-cristã, coisa que hoje nem os mais fervorosos católicos (pelo menos no discurso) já acatam, rendidos como estão aos cantos de sereia do liberalismo.
(…)
E uma esquerda do séc. XXI que não seja ecologista não é esquerda.
Fernando Santos Pessoa, Público (sem link)

Quanto mais adiamos as reduções [das emissões de carbono], maior será a pressão sobre os nossos recursos naturais para remover o excesso de emissões.
Francisco Ferreira, Público (sem link)

Agora sabemos que o transplante de útero a partir de doação de órgãos após um óbito pode constituir um caminho viável, quer para a pessoa gestante, quer para a criança.
Ana Cristina Santos, Público (sem link)

Em 2017 foram cerca de 27.000 as participações de violência doméstica e em 35% dos casos as ocorrências foram presenciadas por menores.
(…)
Metade dos residentes em casas abrigo são crianças.
(…)
A maioria dos crimes sexuais em Portugal é cometida sobre crianças e adolescentes sendo a maioria dos crimes cometida em contexto intrafamiliar.
(…)
Como sociedade temos que falar e exigir respostas sobre o que efetivamente é urgente a nível dos Direitos das Crianças.
Paula Sequeira, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário