domingo, 9 de dezembro de 2018

MAIS CITAÇÕES (07)


Garantir habitação para todas as pessoas é mesmo uma responsabilidade pública.
(…)
Ter casa é um direito de todos/as, não é para privilegiados nem pode estar sujeito às estritas regras do negócio e do lucro.
(…)
Numa sociedade democrática, garantir casa para toda a gente tem de ser prioridade política, porque é condição essencial no combate a todas as formas de exclusão e de desigualdade.

Há dias em que o respeito pelos doentes vale mais do que o parecer do Ministério das Finanças, a única razão técnica que manda em Portugal.
(…)
As crianças continuam a merecer a melhor proteção da saúde.
(…)
Aplaudir Durão Barroso na Goldman Sachs, pelo facto indiscutível de ser português, não passou pela cabeça senão dos seus indefetíveis e envergonhou os restantes.
(…)
Se as escolhas fossem pelo “nacional é bom”, ficaríamos frequentemente mal servidos.
(…)
O euro sai da cimeira e do primeiro ano Centeno com as mesmas dificuldades que vive há uma década.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

Ao Partido Socialista (PS), exige-se que assuma a responsabilidade de colocar a resolução de problemas das pessoas e do país acima da ambição de maioria absoluta.
(…)
No seio do PS, há quem persista em não assumir que, na área do trabalho, estão por fazer reequilíbrios de poderes e a implementação consolidada da melhoria da qualidade do emprego e dos salários.
(…)
Nestes dias, arrepia-nos observar como a ausência de resposta a algumas reivindicações laborais justas pode estar a ferir profundamente o sistema público de saúde ou a gerar armadilhas na justiça, no sistema prisional, no funcionamento dos portos e do setor ferroviário.
(…)
Estruturalmente a nossa economia levou um rombo com os negócios escabrosos que se seguiram às privatizações de grandes empresas como a Cimpor, a PT, os CTT ou o setor da energia.
(…)
Na generalidade dos países da União Europeia (UE), a social-democracia e a direita historicamente associada à democracia-cristã são hoje as principais vítimas da deslocação tectónica dos partidos.
(…)
[Na UE vivemos] num quadro em que as políticas são determinadas não pelos parlamentos ou os governos, mas pelos "mercados" ou por instituições supranacionais como a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu ou o Fundo Monetário Internacional.

Há guardas prisionais ligados a grupos nacionalistas que estão a ser vigiados.
(…)
A extrema-direita é talvez a forma mais radical de aniquilar uma democracia, porque a estabelece pela força.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

[Em França], o preço dos combustíveis foi o detonador, mas há um mal-estar mais vasto, ao qual os partidos do sistema não conseguem dar voz e cujo descontentamento as instituições não acomodam.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Quando se compara com o resto da Europa, Portugal tem uma excelente taxa de vacinação e de confiança no seu PNV [Plano Nacional de Vacinação]
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário