sábado, 22 de dezembro de 2018

CITAÇÕES


Esta outra manifestação [de trabalhadores precários em frente ao Ministério do Trabalho, que lutam contra os atrasos no reconhecimento do seu vínculo], jornalisticamente não existiu.
(…)
O ponto não é que não haja muitas razões justas para sair à rua.            
(…)
Dará o jornalismo a visibilidade suficiente a esses mundos sociais, os que vivem fora dos centros, estão longe das elites, aqueles cujo quotidiano é um trabalho feito de imposições e sofrimentos?

A sociedade portuguesa percebeu bem que a austeridade para muitos transferiu poder e riqueza para poucos.
(…)
Essa punição seletiva provocou uma imensa descredibilização social das direitas tradicionais e um desgaste enorme do seu poder.
(…)
A resposta à radicalização da direita só pode ser a qualificação dos serviços públicos que permitam a efetividade dos direitos de todos,…

Esta manifestação [dos coletes amarelos] teve excepcionais condições de propaganda para sair de fora do casulo das redes sociais.
(…)
As redes sociais estão longe de ter o papel que se lhes atribui.
(…)
Presidente da República e Governo, ambos alimentaram um alarmismo exagerado, com gestos que seriam completamente contraproducentes, caso existisse mesmo o perigo de as coisas descambarem.
(…)
O “Vamos parar Portugal” não falhou por falta de propaganda, falhou por falta de pessoas.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

O total de alunos a frequentar o ensino universitário passou de 50 mil em finais da década de 1970 para 362 mil em 2017.
(…)
Em Portugal, a população empregada com frequência universitária passou de cerca de 15% em 2008 para mais de 25% em 2017.
Elísio Estanque, Público (sem link)

Ao tomar partido por uma das propostas [da Lei de Bases da saúde], o Presidente da República não está a fazer um julgamento de valor sobre os dois trabalhos em causa, o da comissão governamental e o da ministra da Saúde, está a criar um facto político.
(…)
Nem se lembrou [o PR] de que a lei do SNS, de 1974, teve os votos contra do PSD e do CDS.
Cipriano Justo, Público (sem link)

Os jovens têm sido particularmente afetados [pela precariedade], revelando o Eurostat que, em 2017, enquanto que a média europeia era de 41,3%, 63,2% dos trabalhadores portugueses entre os 15 e os 24 anos estava em situação de contrato a termo.
(…)
Em 2017, Portugal é o sétimo país europeu com mais trabalho a tempo parcial involuntário, constituindo 47,5% do total dos empregados a tempo parcial.
(…)
Mais uma vez, a subida do emprego não foi acompanhada por medidas que assegurassem a sua qualidade e respondessem adequadamente à oferta de trabalho existente.
Ana Terenas, Público (sem link)

As empresas titulares [de Almaraz] Iberdrola, Endesa e Gás Natural, e as duas primeiras apresentam-se em Portugal, com total impunidade como vendendo energia verde, o que também fazem, mas amanhã poderão encher-nos de radiações...
(…)
As nucleares estão a rachar por todo o mundo, hoje mesmo quando escrevo em Inglaterra duas centrais tiveram que parar por rachas nas cubas.
António Eloy, Público (sem link)

Há, nesta nossa fase da vida social, uma espécie de um critério dúplice que serve para castigar os de baixo e para glorificar os de cima.
(…)
Um polícia que não tem rendimento para alugar um quarto em Lisboa ou no Porto e dorme no carro não pode reclamar aumentos para não complicar as imposições de Bruxelas.
(…)
Os que mais se insurgem contra os que reclamam aumentos salariais são exatamente aqueles que na sua vertigem pelo lucro deixaram o país e a Europa numa crise profunda.
Domingos Lopes, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário