domingo, 25 de outubro de 2009

Amanhã chega o 1º Lince Ibérico


O primeiro de 16 linces que vão ser introduzidos em Portugal para evitar a extinção da espécie, que existe apenas na Península Ibérica, chega esta segunda-feira ao centro nacional de reprodução em Silves, no Algarve.

A fêmea lince de cinco anos chama-se Azahar, nome árabe para flor de laranjeira. Não nasceu em cativeiro e quase engravidou no ano passado, suspeitando-se que para o insucesso tenha contribuído o stress urbano do seu actual habitat no parque de Jerez de la Frontera, contou à Lusa fonte do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

Desde a década de 1980 que não existem populações estáveis de lince em Portugal, embora no ano 2000 tenham sido recolhidos dejectos de lince que comprovaram a sua presença em território nacional e desde aí se tenham registado alguns avistamentos da espécie em locais próximos da fronteira com Espanha.

"Não sabemos se não existe actualmente algum lince em Portugal. Poderão existir, mas não uma população estável. É esse repovoamento que pretendemos fazer", disse à Lusa a coordenadora executiva para o Plano de Acção do Lince, Lurdes Carvalho.

O principal objectivo do plano é conseguir que Azahar e os outros 15 linces que deverão chegar a Portugal no próximo mês de Novembro possam mais tarde ser reintroduzidos na natureza e conservar a espécie em Portugal, ameaçada há várias décadas.


Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário