quarta-feira, 21 de outubro de 2009

LIBERDADE DE IMPRENSA


Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é uma prestigiada organização não-governamental internacional que visa defender a liberdade de imprensa no mundo.

No ranking dos países que mais respeitam o trabalho dos jornalistas, divulgado anualmente, Portugal desceu 14 posições, passando de 16º para 30º, ao mesmo nível da Costa Rica e do Mali…

Nem de propósito, esta notícia caiu, exactamente, no mesmo dia em que se soube que o Tribunal de Instrução Criminal mandou arquivar uma queixa do Primeiro Ministro contra o jornalista do Diário de Notícias, João Miguel Tavares. O juiz considerou o texto em causa uma “ manifestação legítima de uma opinião”.

Este processo insere-se, como se sabe, numa série de manobras de controlo da comunicação social por parte do Governo/PS. Na maior parte dos casos esse desiderato é conseguido por meio de sinecuras mas, em caso de extrema resistência, não se recua perante o uso da intimidação, sabendo-se quão difícil é conseguir emprego como jornalista.

No entanto, em relação às chamadas democracias europeias, a situação não é muito melhor. Muitas leis têm vindo a comprometer, cada vez mais, o trabalho dos jornalistas e vários países vêem cair, sistematicamente, a sua posição no ranking.

Luís Moleiro, aderente do BE

Sem comentários:

Enviar um comentário