quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre quer ser Presidente da República

O fundador e líder da Assistência Médica Internacional (AMI), o médico Fernando Nobre, vai candidatar-se à Presidência da República. A candidatura vai ser apresentada na sexta-feira, no Padrão dos Descobrimentos, às 20h00.

Até lá, o presidente da AMI, que está no Senegal, não vai prestar declarações, afirma Rui Rangel, o presidente da Associação de Juízes pela Cidadania, que o define como um "homem de grandes causas".

Até à data sem actividade política, Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre tem 59 anos e quatro filhos.

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nasceu em Luanda em 1951, mudando-se para o Congo com 13 anos. Três anos depois foi para Bruxelas, onde estudou e residiu até 1985, partindo depois para Portugal.

Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, onde foi Assistente (Anatomia e Embriologia) e Especialista em Cirurgia Geral e Urologia, Fernando Nobre foi administrador dos Médicos Sem Fronteiras - Bélgica e fundou, em Portugal, a AMI - Assistência Médica Internacional, à qual ainda preside.

Como cirurgião participou em mais de 250 missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária em mais de 70 países de todos os continentes. Em 2002, participou na Convenção do PSD.

Quatro anos depois, foi membro da Comissão de Honra e da Comissão Política da candidatura de Mário Soares à Presidência da República, em 2006.

Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, em Junho de 2009, foi mandatário nacional para a campanha do Bloco de Esquerda.

Ainda em 2009, foi membro da Comissão de Honra da candidatura de António d’Orey Capucho à presidência da Autarquia de Cascais.

Sem comentários:

Enviar um comentário