sábado, 13 de fevereiro de 2010

POLVO:PT paga campanha de Sócrates , Sócrates paga a Figo








O vice-presidente do PSD Paulo Mota Pinto considera de enorme gravidade a notícia do jornal Correio da Manhã de que a PT terá financiado a campanha do PS nas últimas eleições legislativas.

Segundo a edição deste sábado do Correio da Manhã, que cita escutas do processo «Face Oculta», o ex-futebolista Luís Figo terá recebido 750 mil euros em três tranches para participar num pequeno-almoço com o secretário-geral do PS José Sócrates.

«A serem verdadeiros os factos noticiados pelo Correio da Manhã, estamos perante um caso de enorme gravidade, porque significa a prática de um crime de financiamento ilícito de campanhas eleitorais e porque corrói os fundamentos do nosso sistema democrático», declarou à agência Lusa Paulo Mota Pinto.

O dirigente social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional disse ainda querer «acreditar que as instituições competentes não deixarão de investigar esta situação e, se for o caso, punir os responsáveis».

«Estamos perante uma questão de regime. A não ser assim, fica sem se saber o que é pior: se a delinquência no poder ou a banalização da sua aceitação por causa da impunidade», acrescentou Paulo Mota Pinto.

Rui Pedro Soares vai processar Correio da Manhã

O administrador da PT Rui Pedro Soares anunciou que vai processar o Correio da Manhã por o envolver numa alegada operação de financiamento da campanha do PS nas últimas eleições legislativas.

«Já dei instruções aos meus advogados para processarem o Correio da Manhã pelas notícias difamatórias que envolvem o meu nome e foram hoje publicadas», refere o administrador da PT, numa nota enviada à agência Lusa.

Na nota enviada à agência Lusa, Rui Pedro Soares afirma que «nunca, não apenas na PT, mas também em outras sociedades, associações ou organizações» a que pertence sugeriu sequer a alguém que apoiasse qualquer candidato a primeiro-ministro.

«Estou convicto que todos os outros difamados confirmarão a falsidade destas notícias», aponta Rui Pedro Soares, numa alusão ao facto de a notícia do Correio da Manhã visar também Luís Figo e a deputada socialista Inês Medeiros.

Rui Pedro Soares critica também «quem se põe a monte para fugir à justiça e se tenta esconder atrás da liberdade de imprensa para desrespeitar os tribunais», sem se referir em nenhuma entidade em concreto, vendo neste tipo de actos «um ataque aos fundamentos do Estado de Direito».

«As suas motivações práticas e métodos são evidentes a todos os que conseguem abstrair-se do ruído mediático. Estive, estou e estarei do lado de quem respeita a justiça e o Estado de Direito. Do outro lado está quem se encontra fora da lei», contrapôs o administrador da PT.

Rui Pedro Soares deixa ainda um recado: «a todos os justos, lembro que podem ser os próximos. Reitero que os tribunais já falaram e que continuarão a falar no futuro».

Figo «tranquilo»

O ex jogador Luís Figo afirmou estar «tranquilo» em relação às suas «acções», referindo-se à notícia sobre o alegado pagamento de 750 mil euros pela Portugal Telecom (PT) para participar na campanha de José Sócrates.

«Estou tranquilo com as minhas acções e com a minha consciência», sublinha o comunicado de Luís Figo, enviado à agência Lusa.

No mesmo comunicado, Luís Figo recorda que há um processo crime em curso, que iniciou no ano passado, contra o Correio da Manhã.

Esse processo «irá provar que tudo quanto este jornal tem afirmado se destina exclusivamente a difamar-me, com propósitos que desconheço», salienta o ex internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário