terça-feira, 18 de junho de 2013

21 JUNHO, VIA DO INFANTE: BUZINÃO E MARCHA LENTA



 
A seguir se transcreve o essencial de uma nota de imprensa enviada ontem à comunicação social pela Comissão de Utentes da Via do Infante a propósito de mais uma acção contra o pagamento de portagens no Algarve, que irá ter lugar na próxima sexta-feira, dia 21 de Junho.  

 
Assunto: Buzinão e marcha lenta no 1º dia de verão

 Tal como já anunciou há uns dias atrás, a Comissão de Utentes da Via do Infante vai desencadear neste verão um conjunto de acções contra as portagens no Algarve, inseridas numa campanha de desobediência civil. A primeira dessas ações irá ocorrer já no dia 21 de junho, o 1º dia de entrada do verão.

As razões estão mais que justificadas para a continuação da luta anti-portagens. As portagens impostas pelo governo PSD/CDS acabaram por afundar, tragicamente, a região algarvia: o turismo, principal atividade regional regride a olhos vistos, centenas de falências de empresas, 80 mil desempregados, os acidentes de viação, muitos deles mortais, fizeram regressar o luto a muitas famílias, o suplício de circular na EN 125 tornou-se num inferno constante. E parece que as obras de requalificação da EN 125 pararam de vez.

Mas a catástrofe, o abuso e a pouca-vergonha não páram de aumentar. De acordo com o relatório da Estradas de Portugal a Via do Infante continua cada vez mais vazia de tráfego, custando cada veículo que nela circula cerca de 50 euros ao erário público por cada viagem realizada. Todas as antigas SCUT deram um prejuízo de quase 500 milhões de euros no ano de 2012, cobrindo as receitas de portagem apenas 34% dos pagamentos às concessionárias privadas. A Via do Infante terá dado um prejuízo na ordem dos 40 milhões de euros! O governo continua a engordar, escandalosamente, os consórcios privados rodoviários e não tem a coragem de anular qualquer contrato.

A fuga do governo para a frente continua, insensível à desgraça que se abateu sobre o Algarve… e sobre todo o país! Este governo, como capataz zeloso, apenas obedece aos ditames da troika estrangeira e está-se marimbando para os utentes, para as populações, para o povo algarvio e deste país. Surpreendentemente, o governo anunciou que serão instalados pórticos a pagar em todos os nós de acesso e que todos os troços actualmente gratuitos nas ex-SCUT passarão a ser pagos. E todos os 77 pórticos existentes nas sete concessões, que custaram aos contribuintes 130 milhões de euros serão substituídos por novos pórticos e em maior número – quantas dezenas de milhões irão ser gastos com estas substituições? Qual a empresa ou empresas que agora vão engordar? O Algarve irá afundar-se de vez com o agravamento das portagens!

Só a suspensão definitiva das portagens poderá salvar o Algarve. A continuação da luta pela sua suspensão imediata é o caminho a seguir. Se o governo não tem coragem para acabar com as portagens, então que se demita imediatamente dando lugar a um novo governo que restitua a Via do Infante a um Algarve livre de portagens! E impedindo assim a morte definitiva da região algarvia. Os algarvios e todos os utentes teem de continuar a lutar, com força, coragem e determinação. Assim, no próximo dia 21 de junho, irá realizar-se mais “um grande buzinão e uma marcha lenta anti – portagens contra a destruição do Algarve”, a decorrer na EN 125, entre Vale Judeu – Boliqueime – Vale Judeu. O ponto de concentração será junto ao Café Várzea da Mão, no acesso para Vale Judeu, pelas 17.30 h e partida pelas 18.00 h a caminho de Fonte de Boliqueime, regressando a marcha ao ponto de partida. Esta marcha lenta poderá envolver todo o tipo de viaturas – bicicletas, motas, carros ligeiros, carros pesados e tractores agrícolas. Durante o percurso pela EN 125 estão previstas várias ações surpresa.

A Comissão de Utentes apela a todos os utentes, entidades e populações em geral, para que participem em mais um buzinão e marcha lenta a favor de um Algarve livre de portagens.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário