quarta-feira, 6 de novembro de 2013

GUIÃO TRAPALHÃO



Rapidamente percebemos que o país não levou a sério o chamado Guião da Reforma do Estado. O seu trajecto encaminhou-o em pouco tempo para a galeria do anedotário nacional, sob todos os pretextos. Basta seguirmos com alguma atenção a blogosfera e, de uma forma geral, as redes sociais para chegarmos a esta óbvia conclusão. Por outro lado, a comunicação social “séria” também se enche de comentários demolidores que vão desde a ridicularização a uma crítica feroz do documento.
Alguém já afirmou que Passos encomendou este trabalho a Portas para o “entalar”. De qualquer maneira, a verdade é que o guião foi aprovado em Conselho de Ministros, veiculando assim todo o Governo. É, quer se queira, quer não, um documento oficial e, nesse sentido, não devemos estar desprevenidos, depois de uma sonora gargalhada. Neste sentido vai o artigo de opinião do prof. Santana Castilho no Público de hoje.
O "guião para a reforma do Estado" é um panfleto de qualidade inferior, ridiculamente esticado a corpo 16 e duas linhas de espaçamento. Se o expurgarmos das afirmações óbvias que o inflam, ficam expostas a vacuidade e a mediocridade da sua substância. Tem a paternidade, longamente publicitada, de Paulo Portas. Mas é bom lembrar que foi aprovado em Conselho de Ministros e vincula por isso o Governo.
A figura janota de Portas na televisão não logrou tapar o seu esqueleto reciclado, encolhido e sem convicção, esbracejando na política manhosa que afunda o país. Apesar de tudo isto, este guião não é um documento qualquer, porque levou nove meses a preparar, amalgamou contributos de ministros e trata da "reforma" do Estado. Mas já percebemos que ninguém o toma a sério. Mostra que a última réstia de decoro político se perdeu num emaranhado de banalidades, de ignorância e reviravoltas, sem lógica nem pertinência, de lugares-comuns babosos, miríficas contradições e vacuidade confrangedora. No entanto, manda a profilaxia contra a manipulação e os riscos de contágio que percamos com ele algum tempo. Por dever de ofício e ditadura de espaço, fico-me pelas medidas mais emblemáticas, que à Educação respeitam.
Portas começa por seduzir os professores com a sua "terceira via", que designa por "escolas independentes". Trata-se, esclarece com denguice, "de convidar a comunidade dos professores a organizar-se num projecto de escola específico, de propriedade e gestão dos próprios, mediante a contratualização com o Estado do serviço prestado e do uso das instalações", garantindo "à sociedade poder escolher projectos de escola mais nítidos e diferenciados" (p. 74). Se Portas quer projectos de escolas diferenciados, não precisa de retirar o Estado do processo e trazer para cá o que lá fora começa a ser abandonado. Basta modificar as leis castradoras, que este Governo cinicamente refinou, deixando que a iniciativa de organização diferenciada cresça dentro da rede pública. Basta devolver liberdade pedagógica e autonomia intelectual aos professores. Portas quer outra coisa, que não pode dizer de chofre: quer abrir a rede de estabelecimentos públicos à gestão privada.
A segunda proposta de Portas é uma tentativa de branqueamento da promiscuidade, melhor dizendo, da corrupção, que grassa com a utilização inconstitucional e reiteradamente ilegal dos dinheiros públicos, para financiar iniciativas privadas. Anteontem mesmo uma notável reportagem da jornalista Ana Leal, da TVI, teria consequências, se a decência vigorasse e as instituições funcionassem, tamanho e tão grave é o escândalo denunciado. Em vez disso, Portas sugere "aumentar a liberdade de escolha da sociedade em relação à Educação" dilatando o já escandalosamente dilatado conceito de "contratos de associação". Com topete de ilusionista, Portas recorda que estes contratos "foram, inicialmente, concebidos para preencher a oferta educativa nos territórios em que a oferta pública era escassa" e proclama que, agora, "com a disseminação dos equipamentos, um novo ciclo de contratos de associação deve estar potencialmente ligado a critérios de superação do insucesso escolar", porque, "como é sabido, globalmente, as escolas com contrato de associação respondem bem nos rankings educativos" (p. 74 e 75). A "liberdade de escolha" e a "autonomia das escolas" são metáforas gastas para justificar a mercantilização do ensino, substituindo a responsabilidade do Estado pelo interesse de grupos económicos e religiosos. Tudo sem risco, porque a contratualização prévia e a flexibilização do mercado de trabalho o retiraram atempadamente. Não fora ainda termos uma Constituição e quem a defenda, não fora ainda resistirem muitos que dizem não à desvergonha, teríamos Portas e os seus mercadores a gritarem bingo.
Muitas vezes se acusam projectos e propostas de serem ideológicos. Mas é natural que sejam ideológicos. A questão reside naquilo que propõe determinada ideologia. No que toca à Educação, rejeito qualquer que, usando o dinheiro de todos, pretenda favorecer apenas alguns; que rejeite como obrigação central do Estado promover a Educação de todos os portugueses, enquanto veículo de redução de desigualdades sociais, de autonomização dos cidadãos e primeiro motor de crescimento económico. Uma coisa é uma visão sectária de uma facção, outra coisa é uma opção estratégica que sirva a colectividade. A ideia de Portas para a Educação geraria os fenómenos que outras sociedades, bem menos frágeis que a nossa, já experimentaram e começam a abandonar, por perniciosos para o bem comum. Essa é a realidade escondida com as denominadas "escolas independentes" e com a inconstitucional extensão da natureza dos contratos de associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário