terça-feira, 25 de maio de 2010

A Norte

Espero desde ontem resposta quanto aos termos em que posso divulgar um mail que recebi e que em seguida transcrevo, com eliminação de alguns elementos. Mas pela importância do assunto, deixo desde já o testemunho:

Caro Doutor Paulo Guinote

Conheço bem o seu trabalho e o muito lido que é mas, apesar dos tempos parecerem mornos, as coisas são bem piores do que se pensa. Ajude aqueles que estão em silêncio estão a ser perseguidos, batidos, como é costume nas vítimas:

Um Director de escola deve ter muito cuidado.
O actual Director da DREN quer entrar no guiness dos processos disciplinares a directores. Nada lhe pode manchar o nome, pelo que a culpa é sempre de outro. Na escola do Viso abriu-se um processo disciplinar à Directora porque ela usou de autonomia: fechou a escola um dia com a concordância activa dos órgãos da escola. Na verdade parece que esta escola dará mais dias de aula do que a lei obriga. mas a escola quer. O director da DREN não se importa, desde que não saia nos jornais. Agora passar por cima dele e desses dias em excesso tirar um e não dizer nada a sua Alteza… é inadmissível – processo é o caminho mais ajustado… A IGE serve para alguma coisa, agora é tira -nódoas.

Em Miragaia uma professora foi batida, a polícia avisada, o hospital consultado, a mãe proíbida de entrar e continuar a ameaçar com mais porrada. A escola sabe. A DREN sabe, o mundo sabe. Como não saiu no jornal, fazemos de conta que não vemos. Pode ser que a mãe bata mais e mais e os jornais saibam.

Já agora sabe de quem é a autoria da frase “os professores são como o esparguete”?
Curiosamente, embora residente no Porto, mas docente (em outro distrito), ouvi mesmo a respectiva frase numa reunião aqui na cidade aquando se tentavam convencer professores a aceitar a avaliação de desempenho.
A frase foi dita por um Director Adjunto (…). Homem sem formação para reunir com professores, conhecido pela sua incompetência, excepto pelo actual Director Regional que o manteve no cargo de forma por razões que só eles saberão!

Espanta-me que a ex-DREN não tenha desmentido , mas já não me espanta que este senhor deixe que uma mulher aguente culpas que são suas. Quantas mais haverá? Será por isso que Mário Nogueira cita já a frase como expressão contra a força dos movimentos autónomos? Será por isso que nunca houve como agora tantos processos disciplinares que são silenciados? O príncipio de Peter na DREN é uma realidade. Já diz o povo com razão: nunca sirvas a quem serviu.

O rosto actual da DREN é siciliano com esparguete e tudo.

(…)

Professor


Posted by Paulo Guinote

Sem comentários:

Enviar um comentário