terça-feira, 4 de maio de 2010

TGV - Sou Contra este projecto

Bloco está contra a suspensão do TGV, proposta pelo CDS-PP - Foto  VerseVend/Flickr
Em conferência de imprensa, Francisco Louçã anunciou que o Bloco de Esquerda está contra a proposta do CDS-PP e defendeu a necessidade de investimento público para enfrentar os problemas da economia nacional.

"O projecto do CDS morreu, não tem coerência, viabilidade nem nenhuma resposta à economia nacional" declarou Francisco Louçã em conferência de imprensa realizada nesta Terça feira, a propósito da proposta do CDS que quer suspender a construção do TGV entre Lisboa e Madrid.

Segundo Francisco Louçã, o Bloco está contra a proposta do CDS por duas razões. A primeira porque o país "precisa de um reforço de investimento que crie emprego, controlado, qualificado, ponderado, mas que seja decisivo na animação económica".

Em segundo lugar, o Bloco considera que o país necessita da ferrovia, "por razões ambientais, económicas e por uma estratégia de desenvolvimento do sistema de transportes".

Francisco Louçã referiu que "Portugal está a ser estrangulado pela falta de investimento, pela falta de estratégia de desenvolvimento, pela falta de criação de emprego", salientando que os números divulgados pelo Banco de Portugal indicam uma queda no investimento de 6.400 milhões de euros em 2009 e 2010 e de 6.300 milhões no próximo ano.

E concluiu, sublinhando que se na actual "situação de incerteza, não há investimento privado", então "a única resposta coerente para uma economia que responde às suas prioridades é um investimento público, que tem de ser muito controlado".


Esquerda.net


Nota pessoal: Expliquem-me lá com um desenho, se assim o entenderem, como somos contra Projectos Megalómanos Camarários , contra Projectos Megalómanos Governamentais, e depois de tanta porrada no governo contra o despesismo deste governo de Sócrates, vamos apoiar este projecto que só serve aos empresários espanhóis e a outros, acrescento o caso da linha férrea do Algarve e de muitos outros investimentos onde esse dinheiro poderia ser aplicado em melhorar as condições de vida das pessoas. Somos contra o corte aos subsídios aos desempregados mas apoiamos uma despesa inútil? O TVG em Espanha, na França e noutros países só existe com subsídios estatais no preço dos bilhetes...Procurem e vejam. Os Países Nórdicos não precisam de TVG para evoluirem...deve ser da mentalidade portuguesa.

Uma melhoria na linha do Alfa não seria melhor? Uma despesa na reactivação da linha férrea de transporte de produtos desde Sines até Espanha não sria mais proveitoso?


EÇA DE QUEIROZ escreveu em 1871
"Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.
Os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência.
Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
Diz-se por toda a parte, o país está perdido!
Algum opositor do actual governo?
NÃO!"

Fernando Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário