sábado, 21 de dezembro de 2013

CITAÇÕES



A austeridade de agora impõe austeridade depois, a humilhação colonial de agora impõe mais humilhação colonial depois. E sempre.
(…)
O Governo obriga o País a morrer à sede mobilizando-o para caminhar em direção àquilo que sabe ser uma miragem mas que diz ser um oásis.

Na sua diatribe, este Governo esconde que os argumentos usados pelo TC têm sido princípios universais do direito, daqueles que separam a ordem da mera arbitrariedade.

Para a ínfima minoria em nome de quem a UE é governada - o um por cento que detém a mais grossa fatia da riqueza e do rendimento - a crise está a ser uma oportunidade.
(…)
A austeridade em curso é todo um programa, uma forma de economia política - a economia política da consolidação do poder do capital financeiro.
(…)
Foi comprovado mais uma vez que o Governo se comporta como um indivíduo que sistematicamente infringe a lei. Deixá-lo continuar a agir livremente é perigoso.

O PS enfileirou no núcleo duro do discurso governamental, mais sensível às empresas do que às pessoas, aceitando que, a haver abaixamento dos impostos, ele deve começar pelas empresas e não pelos indivíduos e as famílias, pelo IRC e não pelo IRS e pelo IVA.
(…)
Este tipo de acordo no IRC vai tornar mais difícil que haja uma diminuição significativa do IRS ou do IVA, ou seja, quem vai pagar os benefícios a algumas empresas são outras empresas mais em risco e as pessoas e as famílias.

Entre 2007 e 2011, há um aumento de 4% de diferença salarial de género. [ Em 2007, a diferença salarial entre mulheres e homens era de menos 8,5% passando para menos 12,5% em 2011]
(…)
A erosão salarial, provocada pela política de austeridade em Portugal, passa pela maior perda de massa salarial pelas mulheres.

O bom aluno da troika já chumbou nove vezes no Tribunal Constitucional, o que, no mínimo, deveria levar à prescrição.
(…)
O que a decisão demonstra é que o Tribunal Constitucional é um fator de moderação, logo de proteção face a um Governo de revolucionários.
(…)
[O Governo] optou sistematicamente por procurar na troika um aliado contra a Constituição e contra a nossa soberania.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Os tecnocratas de instituições não eleitas estão convencidos de que o limite das suas opções está numa máquina calculadora.
(…)
O tipo de receita exigida pela troika, nunca experimentada em qualquer regime democrático, não é aplicável a um Estado de Direito.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Drama é, depois de mais uma tentativa de governar à margem da lei, Cavaco manter este executivo em funções.
Joana Amaral Dias, CM (sem link)

[Em 2053] o sistema capitalista estará tão esquecido da história que se autocondenará a rapeti-la.
Clara Ferreira Alves Revista Expresso (sem link)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário