sábado, 13 de setembro de 2014

CITAÇÕES


A Europa concreta, aquela que é dois terços da troika, tem sido a principal artífice do desmantelamento do sistema português de investigação científica.
(…)
Foram as imposições dessa Europa concreta em matéria orçamental que justificaram cortes de cerca de 26 milhões de euros no financiamento de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, fazendo o País regredir.

"Reformas estruturais" se traduz em mais fragilização das condições de trabalho e mais liberalização do mercado de trabalho, corte nos salários e nas políticas de proteção social, e tentativa de aniquilação dos sistemas públicos e universais da segurança social e da educação.
(…)
Os debates entre António Costa e António José Seguro mostram-nos que o Partido Socialista vai, no geral, na onda do desastroso rumo que está a ser preparado para a UE.
(…)
Em Portugal é mesmo preciso Esquerda, que se afirme com seriedade e compromisso, que se articule para responder aos anseios do povo e às exigências de futuro de um Portugal livre, independente e desenvolvido.

[Carlos Moedas] ficar com uma pasta para a qual não se lhe reconhecem competências, associado ao facto de ter feito parte do governo que mais fez para destruir a ciência em Portugal, é apenas a cereja em cima do bolo
(…)
A Europa fortaleza, amiga da especulação, conservadora, defensora dos grandes interesses privados e a definhar economicamente também se quer inculta e acrítica.
Marisa Matias, eurodeputada BE

Os mercados financeiros que gerem actualmente o mundo gerem-no mal. Sem repensar os mercados financeiros não há solução para a crise económica.
(…)
Simplificando o discurso sobre a disfuncionalidade dos mercados financeiros(…): se alguém em algum lado está a fazer dinheiro sem trabalhar, alguém em algum lado estará a trabalhar sem fazer dinheiro. E isso é fundamentalmente errado e socialmente odioso.
Gustavo Cardoso, Público (sem link)

O capitalismo tende a impor uma sociedade de consumo e a criar uma globalização de cidadãos que devem estar predispostos a consumir, abdicando da reclamação e do confronto de interesses ou de posições.
António Pinto Ribeiro, Público (sem link)

Subjuga-se assim ao discurso do poder que considera que em Portugal não se pode ser Primeiro-ministro pondo em causa sem ambiguidades a bondade do Tratado Orçamental, para a Europa, para Portugal (ainda mais) e para o socialismo e a social-democracia (aí em absoluto).
Pacheco Pereira, Público (sem link)

[Marinho Pinto] é paradigmático, pois em menos de um mês revelou que estava em Bruxelas por causa do ordenado, traiu o partido que o elegeu e admitiu que o que quer é chegar a ministro ou até a Belém.

A Alemanha e a França fizeram de nós o que quiseram, os maiores bancos safaram as suas obrigações seniores e o Banco de Portugal e o Novo Banco  contrataram-lhes bancos (o Deutsche e o BNP Parisbas) para resolver o problema.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

A principal questão que hoje enfrentamos não é verdadeiramente sobre o capital do século XXI. É sobre a democracia do século XXI.
Joseph Stiglitz, Expresso Economia (sem link)

Um rapaz como Relvas ou como Vara seria dificilmente tolerado por um Marcelo Caetano mas no tempo democrático tudo era possível e uns confundiam-se com os outros.
Clara Ferreira Alves, Revista Expresso (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário