domingo, 16 de setembro de 2018

CITAÇÕES (continuação)


Na Hungria violam-se direitos e liberdades fundamentais no funcionamento do sistema constitucional, na independência do poder judicial, na privacidade, na liberdade de expressão, na liberdade académica, na igualdade de tratamento de pessoas e famílias, na liberdade de religião, na liberdade de associação, no ataque a migrantes e a minorias, no ataque às mulheres.
(…)
O voto desta semana para sancionar o governo húngaro foi um voto pela defesa dos direitos humanos mais básicos e fundamentais.

A crescente difusão do discurso negacionista em torno do setor imobiliário é, em si mesmo, um indício de que há real perigo de bolha e do seu rebentamento.
(…)
No processo de especulação os habitantes das cidades são expulsos para as periferias.
(…)
Os preços das habitações, quer nos centros quer nas periferias, tornam-se proibitivos para quem dispõe de rendimentos que permanecem estagnados ou quase, como acontece com a maioria dos portugueses.
(…)
Por muito que custe aos negacionistas, devem ser consideradas com respeito, e não descartadas arrogantemente, as propostas avançadas para combater a especulação imobiliária.

É raro encontrar um exemplo tão consumado de hipocrisia e de prestidigitação política que ultrapassa mesmo exemplos anteriores da duplicidade do PCP [no voto contra deste partido as sanções ao Governo fascista de Orbán na Hungria, aprovado esta semana no PE].
Vicente Jorge Silva, Público (sem link)

A política fiscal existe (…) para induzir comportamentos económicos, regular mercados e redistribuir dinheiro entre quem ganha muito e quem ganha pouco.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso (sem link)

Por paradoxal que possa parecer, a politização da PGR [Procuradoria Geral da República] é um sintoma da fragilidade da instituição (que deve ser levado a sério) e um reforço dessa mesma fragilidade.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

O Serviço Nacional de Saúde é, assim, uma das maiores conquistas civilizacionais do século XX e existe a responsabilidade substantiva de a atual geração garantir que os direitos das gerações vindouras não são hipotecados.
Rui Nunes, Expresso (sem link)

Há meses que Costa tenta dar um golpe fatal ao aliado [BE] a quem pensa ir buscar os votos para uma mirífica maioria absoluta.
(…)
Os repetidos sinais de deslealdade levam-me a concluir que, para Costa, este arranjo [com BE e PCP] nunca teve outro objetivo que não fosse a sua própria sobrevivência política.
(…)
Se não quer enfrentar a tragédia que se está a espalhar pela Europa, Portugal precisa de uma alternativa ao neoliberalismo.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

Nove milhões de norte-americanos perderam as suas casas, uma catástrofe social, e o défice público quadruplicou entre 2007 e 2009.
(…)
As três principais agencias de rating, que enganaram sistematicamente o mundo em 2007, continuam a dominar (têm 96% do mercado de notações), tudo passa por elas.
(…)
No Reino Unido, o crescimento dos salário tem sido tão baixo que só é comparável ao tempo das guerras napoleónicas.
Francisco Louçã, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário