sábado, 15 de setembro de 2018

DERRAME DE PETRÓLEO NO SRI LANKA, UMA SITUAÇÃO QUE OS PORTUGUESES DEVEM CONHECER…


Infelizmente, notícias como esta não chegam ao conhecimento da maioria dos portugueses pois constituem um alerta em relação à possibilidade de haver exploração de petróleo no nosso país nomeadamente na costa algarvia.
Uswetakeiyawa, uma cidade costeira situada a norte de Colombo, capital do Sri Lanka, foi inundada por petróleo devido a uma fuga num gasoduto no complexo da Refinaria de Petróleo de Muthurajawela.
As autoridades dizem estar a investigar, mas desde o dia do acidente – 8 de Setembro - nada mais foi dito e cerca de 25 toneladas de combustível deram à costa daquela cidade. De acordo com fontes da Autoridade de Protecção Ambiental Marinha, esta maré negra atingiu os 2 km de área. A fuga foi entretanto resolvida, mas as 25 toneladas já entraram no mar, afectando a biodiversidade e sustentabilidades locais.
É claro que todo o desenvolvimento desta situação vai ser escondido ao máximo da opinião pública porque estes crimes ambientais não abonam nada relativamente às empresas exploradoras de petróleo. Segundo as poucas notícias que nos chegam, a marinha e a guarda costeira do Sri Lanka estão a proceder à recolha do petróleo derramado em colaboração com funcionários da petrolífera. Nada que não aconteça nestas circunstâncias, em que os cofres do estado pagam para ser limpo o lixo produzido pelas petrolíferas.
Portugal corre o risco de vir a conhecer uma situação semelhante caso se persista no erro de se permitir a exploração de petróleo na nossa costa.
Mais Aqui e Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário