terça-feira, 4 de setembro de 2018

FARO, 8 SETEMBRO: MARCHA MUNDIAL DO CLIMA



É já no próximo sábado, dia 8 de Setembro que tem lugar em Faro a Marcha Mundial do Clima. A capital do Algarve foi uma das três cidades portuguesas escolhidas para a realização deste evento que decorrerá a nível mundial.
Faz todo o sentido a escolha de Faro na medida em que a questão do furo de prospecção de petróleo ao largo de Aljezur ainda está por resolver sendo, pois, uma forma de manifestação de descontentamento da região perante este facto.No entanto o mote deste evento não se esgota neste pressuposto, pois pretende-se também alertar para: alterações climáticas; a transição urgente para energias limpas, empregos pelo clima e pelo objectivo; da não construção de infra-estruturas  para prospecção e exploração de combustíveis fósseis, nem em Aljezur nem em qualquer outro ponto do nosso país. 
É consensual entre a maioria dos cientistas que não poderemos explorar todas as reservas de combustíveis fósseis hoje conhecidas se pretendemos limitar o aumento da temperatura média global a 2°C, sendo então imperativa a aposta na inovação tecnológica e investimento em energias limpas, e não procurar por novas reservas de hidrocarbonetos que não devem ser exploradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário