segunda-feira, 10 de setembro de 2018

CITAÇÕES


Tanto nos EUA como em várias democracias europeias, temos assistido à emergência daquilo a que muitos sociólogos e politólogos chamam neopopulismo mediático e plebiscitário.
(…)
O populismo pode ser, de facto, a corrupção ideológica da democracia.
(…)
[Santana Lopes ser demagogo populista] é, aliás, uma vocação que entronca a preceito nas suas primordiais convicções ideológicas de juventude, quando era um activista de extrema-direita…

Ignorar as condições laborais destes e destas profissionais [técnicos especializados da educação] é ignorar o sucesso dos alunos e das alunas, o sucesso da inclusão, o sucesso da vida plena em sociedade.
Cláudia Braga, Público (sem link)

A jovens qualificados que gastaram verdadeiras fortunas para obter essa formação [superior] as empresas apenas acenam com emprego mal pago, apesar de exigirem as tais qualificações dispendiosas.
João Pereira Batista, Público (sem link)

Não abandonando o seu core business, [as escolas] podem ser um contexto de formação e preparação dos jovens para o jogo político em democracia, mais do que têm sido.
José Santana Pereira, Público (sem link)

Bem podem anunciar tímidas medidas para atrair os emigrantes e fixar habitantes, o mais provável é que nem eles voltem nem nós possamos ficar.
Sebastião Ferreira de Almeida, Público (sem link)

A realidade é que as alterações climáticas não só existem, como são essencialmente o resultado da acção humana através das emissões de CO2 e de outros GEE.
Alfredo Marvão Pereira, Público (sem link)

O futebol é uma das máfias nacionais, aquela que mais às claras actua, até por sentimento de impunidade.
(…)
Em qualquer empresa, os valores que circulam à volta da compra e venda de jogadores e treinadores no mundo igualmente mafioso dos “agentes”, seria notícia, aqui é trivial, aqui é a normalidade.
(…)
Ninguém verdadeiramente se pergunta de onde vem e para onde vão estes milhões [do futebol].
(…)
Como na máfia, há a circulação de promiscuidades entre o futebol, a política e os negócios.
(…)
E, por fim, last but not the least, os exércitos para a guerra, a violência, a defesa do território, as vinganças, e para pôr na ordem adversários e traidores, — as claques.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Em todos os casos [de incêndios em quatro acervos da cultura brasileira em S. Paulo], é nos cortes orçamentais das políticas liberais que é inevitável buscar responsabilidades.
Manuel Loff, Público (sem link)

Os médicos contratados pelo SNS continuam a não ser suficientes para assegurar um dos pilares de qualquer sistema de saúde: os serviços de urgência.
(…)
A moderna gestão das unidades de saúde familiares [USF] penaliza, precisamente, os gastos de prescrição, incentivando os médicos a cortar todo o tipo de despesas.
Helena Sofia Antão, Público (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário