Num
longo artigo de opinião assinado pelo Prof. Boaventura Sousa Santos (BSS) no
Público de ontem, tendo como tema a “unidade das esquerdas”, o Director do
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, aborda numa primeira
parte o historial da formação da actual solução governativa, pioneira “em termos da articulação entre vários partidos de esquerda”.
Pouco conhecida internacionalmente dada, por um lado, a pequena dimensão de Portugal
e, principalmente porque se trata de uma iniciativa pouco condizente com os
objectivos dos grandes inimigos da democracia, o neoliberalismo e o capital
financeiro, só agora começa a despertar alguma curiosidade dados os resultados
entretanto obtidos e a solidez que demonstra.
Numa segunda parte do artigo, reproduzida a seguir, BSS define
onze parâmetros que considera essenciais “para que as
articulações entre forças políticas de esquerda tenham êxito qualquer que seja
o futuro da solução portuguesa”.
Dada a curiosidade que a solução portuguesa começa finalmente a
suscitar a nível internacional, parece-me oportuno definir alguns dos
parâmetros para que as articulações entre forças políticas de esquerda tenham
êxito qualquer que seja o futuro da solução portuguesa.
Primeiro, as articulações entre partidos de esquerda podem ser
de vários tipos, podem resultar de acordos pré-eleitorais ou acordos
pós-eleitorais; podem envolver participação no governo ou apenas apoio
parlamentar. Sempre que os partidos partem de posições ideológicas muito
diferentes, e se não houver outros factores que recomendem o contrário, é
preferível optar por acordos pós-eleitorais (porque ocorrem depois de medir
pesos relativos) e acordos de incidência parlamentar (porque minimizam os
riscos dos parceiros minoritários e permitem que as divergências sejam mais
visíveis e disponham de sistemas de alerta conhecidos dos cidadãos).
Segundo, as soluções políticas de risco pressupõem lideranças
com visão política e capacidade para negociar. É o caso do actual
primeiro-ministro e dos líderes dos outros partidos de esquerda. Não podemos
esquecer que o fundador do PS, o Dr. Mário Soares, na fase final da sua vida
política, tinha advogado este tipo de políticas, ao contrário, por exemplo, do
fundador do PS espanhol, Felipe Gonzalez, que se virou à direita com o passar
dos anos e se manifestou sempre contra quaisquer entendimentos à esquerda.
Terceiro, as soluções inovadoras e de risco não podem sair
apenas das cabeças dos líderes políticos. É necessário consultar as “bases” do
partido e deixar-se mobilizar pelas inquietações e aspirações que manifestam.
Quarto, a articulação entre forças de esquerda só é possível
quando é partilhada a vontade de não articular com outras forças, de direita ou
centro-direita. Sem uma forte identidade de esquerda, o partido ou força de
esquerda em que tal identidade for fraca será sempre um parceiro relutante,
disponível para abandonar a coligação. A ideia de centro é hoje particularmente
perigosa para a esquerda porque o espectro político se tem deslocado no seu
todo para a direita por pressão do neoliberalismo e do capital financeiro. O
centro tende a ser centro-direita, mesmo quando afirma ser centro-esquerda. É
crucial distinguir entre uma política moderada de esquerda e uma política de
centro-esquerda. A primeira pode resultar de um acordo conjuntural entre forças
de esquerda, enquanto a segunda é o resultado de articulações com a direita que
pressupõem cumplicidades maiores que a descaracterizam como política de
esquerda. Neste domínio, a solução portuguesa, embora constitua uma articulação
entre forças de esquerda e eu considere que configura uma política moderada de
esquerda, a verdade é que contém, por acção ou por omissão, algumas opções que
implicam cedências graves aos interesses que normalmente são defendidos pela
direita. Por exemplo, no domínio do direito do trabalho e da saúde. Tudo leva a
crer que o teste à vontade real em garantir a sustentabilidade da unidade das
esquerdas está no que for decidido nestas áreas no futuro próximo.
Quinto, não há articulação ou unidade sem programa e sem
sistemas de consulta e de alerta que avaliem regularmente o seu cumprimento.
Passar cheques em branco a um qualquer líder político no seio de uma coligação
de esquerda é um convite ao desastre.
Sexto, a articulação é tanto mais viável quanto mais partilhado
for o diagnóstico de que estamos num período de lutas defensivas, um período em
que a democracia, mesmo a de baixa intensidade, corre um sério risco de ser
duradouramente sequestrada por forças anti-democráticas e fascizantes.
Sétimo, a disputa eleitoral tem de ter mínima credibilidade.
Para isso deve assentar num sistema eleitoral que garanta a certeza dos
processos eleitorais de modo a que os resultados da disputa eleitoral sejam
incertos.
Oitavo, a vontade de convergir nunca pode neutralizar a
possibilidade de divergir. Consoante os contextos e as condições, pode ser tão
fundamental convergir como divergir. Mesmo durante a vigência das coligações,
as diferentes forças de esquerda devem manter canais de divergência
construtiva. Quando ela deixar de ser construtiva significará que o fim da
coligação está próximo.
Nono, num contexto mediático e comunicacional hostil às
políticas de esquerda é decisivo que haja canais de comunicação constantes e
eficazes entre os parceiros da coligação e que prontamente sejam esclarecidos
equívocos.
Décimo, nunca esquecer os limites dos acordos, quer para não
criar expectativas exageradas, quer para saber avançar para outros acordos ou
para romper os existentes quando as condições permitirem políticas mais
avançadas. No caso português, os detalhados acordos entre os três partidos
revelam bem o carácter defensivo e limitado das políticas acordadas. A solução
portuguesa visou criar um espaço de manobra mínimo num contexto que prefigurava
uma janela de oportunidade. Recorrendo a uma metáfora, a solução portuguesa
permitiu à sociedade portuguesa respirar. Ora respirar não é o mesmo que
florescer; é tão-só o mesmo que sobreviver.
Décimo-primeiro, no
contexto actual de asfixiante doutrinação neoliberal, a construção e
implementação de alternativas, por mais limitadas, têm, quando realizadas com
êxito, além do impacto concreto e benéfico na vida dos cidadãos, um efeito
simbólico decisivo que consiste em desfazer o mito que os partidos de
esquerda-esquerda só servem para protestar e não sabem negociar e muito menos
assumir as complexas responsabilidades da governação.
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