terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Enfermeiros marcam greve



Enfermeiros gritam palavras de ordem na concentração em frente ao Hospital de São José em Lisboa, 03 de Abril de 2009. TIAGO PETINGA/LUSA Os enfermeiros agendaram uma nova greve para os dias 27, 28 e 29 de Janeiro. Em causa está a proposta apresentada pelo Governo que os sindicatos consideram uma vergonha para a carreira da enfermagem.

O desentendimento entre os Sindicatos dos Enfermeiros e o Governo em torno da negociação da carreira resultou num anúncio de greve com a duração de 3 dias.

O pré-aviso de greve para os dias 27, 28 e 29 deste mês vai ser entregue terça-feira e deverá acontecer se até lá não houver nenhuma alteração nas negociações com o Ministério da Saúde, disse a presidente do Sindicatos dos Enfermeiros.

Guadalupe Simões esclareceu, em declarações à TSF, que de acordo com a proposta do Executivo, os enfermeiros que no futuro entrarem na profissão vão ganhar menos do que actualmente, o que está a deixar aqueles profissionais «revoltados».

«Estamos a fazer reuniões em todos os hospitais e centros de saúde, pelo que a senhora ministra da Saúde e este Governo podem ter a certeza que os enfermeiros, caso esta situação não seja alterada, nos dias 27, 28 e 29 estarão em greve e a queimar as suas fardas à porta do Ministério da Saúde», alertou Guadalupe Simões.

Os Sindicatos dos Enfermeiros chegaram mesmo a afirmar que a proposta do Governo é inqualificável visto que recoloca em discussão matérias negociadas e acordadas anteriormente. A proposta apresentada pelo o Governo pretende diminuir o valor de ingresso da profissão, dos actuais 1.020 euros para 995 euros, durante os próximos quatro anos, facto considerado humilhante pelos sindicatos.

A comissão negociadora sindical dos enfermeiros afirma ainda, esta segunda-feira, que a nova proposta de projecto de diploma, entregue pelo Ministério da Saúde, continua a impor a regra geral de transição para a futura carreira que, segundo a comissão, implica na não revalorização salarial. Para os sindicatos a proposta apresentada na primeira reunião em 7 de Setembro era melhor do que a actual e destacam que o topo da Categoria de Enfermeiro ficará ainda mais longe do topo da Carreira Técnica Superior.

Em 2009 diversas manifestações marcaram o conflito entre enfermeiros e o Governo, foram cerca de três ao longo do ano com forte adesão da categoria.

Em Setembro dezenas de enfermeiros concentraram-se em frente ao Ministério da Saúde para contestar a proposta salarial do Governo que classificaram de "insuficiente, injusta, discriminatória e humilhante.

Leia mais em: Enfermeiros contestam proposta salarial do Governo

Sem comentários:

Enviar um comentário