sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

IMPORTÂNCIA DA LEITURA

É do conhecimento geral que as pessoas que, durante a sua vida activa tiveram uma profissão ligada ao meio intelectual, uma vez atingida a aposentação, possuem mais meios para poderem encarar de forma positiva os seus últimos anos de vida, não afrontando este período como se aguardassem apenas a chegada da morte. A leitura, seja de obras de ficção, livros técnicos, jornais, revistas ou mesmo do que se pode encontrar na Internet, contribui, fortemente, para a preservação das funções cognitivas. Mas este hábito saudável deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida do ser humano, pelos múltiplos benefícios de que é portador.
O texto seguinte, recolhido num dos jornais diários que se publicam em Coimbra, é da autoria de quem sabe do assunto – Fernando Miguel Morais de Seabra, enfermeiro da Secção Regional do Centro da OE.

LER FAZ BEM À SAÚDE
Vários estudos internacionais determinaram a existência de uma relação positiva entre os níveis de literacia dos cidadãos e o nível de saúde de uma população. Estes achados evidenciam por parte das pessoas com hábitos regulares de leitura a adopção de estilos de vida mais saudáveis, uma melhor gestão da doença e uma utilização mais racional e adequada dos serviços e recursos de saúde. Não será alheia a esta realidade, a maior facilidade na compreensão das mensagens e orientações dadas pelos profissionais de saúde.
Os hábitos de leitura são muito importantes ao longo de todo o ciclo vital do ser humano e devem acompanhar todas as etapas da nossa vida. Assim, deve ser estimulado o contacto precoce com livros às crianças. Mesmo antes de saberem ler, devem ouvir ler com regularidade. Tenderão a ter uma linguagem mais rica e uma melhor capacidade de compreensão e expressão, desenvolvem a imaginação e o raciocínio, com evidentes benefícios no seu futuro percurso escolar e na construção de uma personalidade mais forte e auto-confiante. Não esqueçamos ainda os laços afectivos que se reforçam entre as crianças e os adultos que lhes lêem.
Também na idade adulta, a manutenção de hábitos de leitura é essencial. Para além dos benefícios acima identificados, outros há que merecem a nossa atenção. Desde logo o prazer da leitura. Quão importante é na libertação da ansiedade e do stress acumulados pela agitação do nosso dia. Quando lemos, abstraímo-nos temporariamente das preocupações, a nossa imaginação é habilmente desviada para o que lemos. Damos, portanto, preciosos minutos de tréguas à nossa mente. A preservação das funções cognitivas na pessoa idosa é também em muito beneficiada pelos de leitura. Ler implica raciocinar, fazer associações, estimular o raciocínio indutivo e dedutivo, numa espécie de “ginástica mental”.
Nem todas as pessoas tiveram de ler ao longo da sua vida. No entanto, todos temos áreas de interesse particulares e a leitura não tem de ser necessariamente centrada na ficção/literatura. Há livros técnicos que poderão ir de encontro aos interesses particulares de cada pessoa. Há ainda os jornais e revistas e todo um manancial de informação na internet. Cabe agora a cada um tomar a iniciativa, e ler!

Recolha efectuada por Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário