No início de cada ano é comum desejar aos amigos e conhecidos tudo de bom para os próximos 356 dias (e não só). “Tudo de bom” significa, sobretudo, saúde, paz e uns “ganhozinhos” para cada um de nós. Não fujo a este lugar-comum relativamente a todos os frequentadores e amigos do blog do BE-Portimão.
No entanto, sabemos que, infelizmente, não é isso que vai acontecer, não tenhamos dúvidas, se nos referirmos ao todo que constitui a população portuguesa. Entre nós há quase 2 milhões de pobres e seriam muito mais se não fosse o apoio do Estado.
A nível global, sabe-se que a distribuição da riqueza ainda é pior do que em Portugal e que, sem justiça social nunca poderá haver uma vida digna para todos os cidadãos nem sossego para o mundo.
O banimento da fome, o acesso generalizado aos cuidados de saúde e à educação e uma habitação condigna parecem utopias mas tudo isto seria possível se houvesse uma justa distribuição da riqueza que se cria.
Nós no Bloco de Esquerda e todos os que compartilham os nossos ideais lutamos diariamente por um mundo melhor, a sério. Essa luta é muito difícil mas as vitórias obtidas, por pequenas que sejam, trazem a imensa satisfação de um dever cumprido.
John Lennon exprimiu muito bem no poema “Imagine”, que escreveu e cantou, o desejo de um mundo melhor para todos. A ideia de que “outro mundo é possível” poderia servir de sinónimo para “Imagine”. Eis um pequeno excerto deste poema:
Imagine não existir posse |
Surpreender-me-ia se você conseguisse |
Sem ganância e fome |
Uma irmandade humana |
Imagine todas as pessoas |
Compartilhando o mundo |
Luís Moleiro, aderente do BE
Sem comentários:
Enviar um comentário